NOTINHAS

Dislub Equador lança notas com Lecom 5e3o5o

Processo automatizado elimina trabalho manual em até 80%. 6h18e

13 de maio de 2025 - 09:08
Posto da Dislub Equador. Foto: Divulgação.

Posto da Dislub Equador. Foto: Divulgação.

O Grupo Dislub Equador, uma distribuidora de combustíveis com presença em 100 cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, adotou uma solução de gestão inteligente de processos (BPM, na sigla em inglês) da Lecom para automatizar o processo de lançamento de notas fiscais. 

O primeiro desafio foi otimizar o recebimento e lançamento de notas fiscais — um processo antes manual, sujeito a retrabalho, baixa rastreabilidade e pouca visibilidade. 

A Dislub já utilizava ferramentas como automação robótica de processos (RPA, na sigla em inglês) e inteligência artificial com OCR, mas sentia falta de uma camada de governança que garantisse validações críticas, como verificação de CNPJ, duplicidades e validade das notas.

A automação começou com foco nas notas de serviço, e foi ampliada depois para contemplar também as faturas. 

Em apenas seis meses de operação, os resultados foram expressivos: redução de 80% na carga de trabalho dos assistentes, 30% entre os analistas e 10% na camada gerencial.

Hoje, o processo funciona de forma orquestrada: a inteligência artificial realiza a leitura e extração dos dados das notas, que são validadas pela plataforma da Lecom. 

Em seguida, os documentos são encaminhados ao sistema de RPA, que conclui a operação com o lançamento no ERP da empresa.

“A plataforma orquestra tudo: ela é o centro da operação”, resume André Vilas Boas, gerente de TI do Grupo Dislub Equador.

Com os bons resultados, a Dislub ampliou o uso da solução: hoje, mais de 78 processos estão mapeados na plataforma, incluindo áreas como departamento pessoal, TI, controladoria, compras, contas a pagar e receber, jurídico e LGPD.

Dois novos projetos já estão em andamento — um voltado à digitalização do processo comercial, desde a prospecção de clientes até a gestão de contratos, e outro que trará o help desk interno para dentro da plataforma, centralizando as demandas operacionais das filiais.

Mais de 15 iniciativas estão no backlog da equipe, sinalizando que a automação das notas fiscais foi apenas o primeiro o de uma jornada contínua de transformação digital.

Sediada em Bauru, também no interior de São Paulo, a Lecom clientes de porte, como Deloitte, Accenture, BMW, Honda, Mondial, Bayer e Asics.

Entre todos os negócios, a Lecom fechou o ano ado com um faturamento de R$ 140 milhões. A expectativa é chegar a R$ 220 milhões até 2026.

Leia mais 6z23s

SISTEMAS

Rede Santa Catarina centraliza processos com Lecom 6c402i

Há 49 dias
GESTÃO

Hyundai leva SoftExpert para os EUA 2h3o4r

Há 99 dias
PROCESSOS

Lecom compra Yank 5f601b

Há 135 dias
CARREIRA

De estagiário a CEO na Lecom 141t30

QUARTOS

CSC da Atlantica Hospitality usa Lecom b2z6