TRANSPORTES

DVA: segurança com Cyberoam 6p206m

Projeto envolveu aquisição de um Cyberoam CR-50 e quatro equipamentos Cyberoam CR-25. 523768

01 de julho de 2014 - 14:29
DVA adotou tecnologia Cyberoam.

DVA adotou tecnologia Cyberoam.

O Grupo de Transporte DVA, formado pela DVA Express e DVA Logística, apostou em tecnologia Cyberoam para dar e a expansão da companhia. 

A DVA atua no mercado de transporte de cargas há 25 anos com uma frota de mais de 400 veículos de pequeno, médio e grande porte. 

Para ar o crescimento dos negócios, o Grupo investiu no fortalecimento da infraestrutura de comunicação e segurança da informação, adquirindo firewalls UTM da fabricante indiana Cyberoam. 

O projeto envolveu a aquisição de um Cyberoam CR-50 implantado na Matriz, em São Paulo, e mais quatro Cyberoam CR-25 para as filiais no Rio de Janeiro, Recife, Sumaré e Curitiba.

Com faturamento acima de 50 milhões e emissão mensal de 30 mil "Conhecimentos de Transporte Eletrônico" (CT-e, documento emitido via web pela Receita Federal para o transporte de cargas), o Grupo DVA depende muito da conexão com a internet. 

Para garantir a conectividade sem qualquer tipo de paralisação, a empresa precisa manter a redundância de links de comunicação em todas as suas unidades, localizadas nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco, além da matriz, em São Paulo.

Ao assumir o cargo de Diretor da DVA Express no final de 2013, Anírio Neto  sentiu necessidade de explorar melhor os recursos oferecidos pela solução da Cyberoam, instalada pouco antes de sua entrada na empresa. 

Para ampliar o alcance da solução, entrou em contato com a NPC NETPrime, consultoria responsável pela implantação do projeto, que tem trabalhado para atender às necessidades da empresa.

Segundo Anírio Neto, a tecnologia Cyberoam trouxe o nível de disponibilidade da rede que a companhia necessitava, assegurando a continuidade do negócio. 

Os equipamentos da fabricante indiana, ao detectarem qualquer problema na rede, ativam um segundo link, colocando a redundância em operação de forma imediata, sem que os usuários sequer percebam que houve uma queda.

Além disso, a plataforma da Cyberoam promove o balanceamento de carga, garantindo a gestão inteligente dos links. 

Na matriz da DVA Express, o equipamento a até sete links, além de  mais duas portas para links 3G/4G/WiMax. Quando todos estão em operação, há um balanceamento entre esses links e, se houver queda de até seis deles, o sétimo a o tráfego, em contingência. 

Caso todos os links caiam, ainda há os links 3G/4G para dar e. 

Já nas filiais, os equipamentos am até três links, mais uma conexão internet 3G/4G/WiMax, e o sistema de balanceamento ocorre como na matriz, porém com menos links.

Anteriormente, sem a solução da Cyberoam, a empresa contava com redundância da rede, mas a troca de links era feita manualmente, o que causava um gap na conexão.

"Antes de implantarmos as ferramentas da Cyberoam, houve casos de armos um dia todo sem conexão em algumas unidades e isso estava se tornando habitual porque não se encontrava solução para o problema. Mas isso não é normal e tem efeitos diretos na minha relação com o cliente", enfatiza Neto.

Além de evitar que isso voltasse a acontecer, por garantir conectividade ininterrupta, o equipamento da Cyberoam ainda dispensou a conexão via MPLS (Multiprotocol Label Switching), o que representou para o Grupo DVA uma redução de 40% nos gastos com conexão à internet.

"As perturbações provocadas por spams e vírus preocuparam a diretoria em relação a possíveis invasões. Com a solução da Cyberoam, identificamos nos relatórios que tivemos mais de 800 mil tentativas de ataques e uma média de mais de 300 vírus bloqueados entre novembro de 2013 e maio de 2014”, completa Neto.

A tecnologia também melhorou o controle da gerência sobre o o dos funcionários à internet durante o expediente, sem perder a flexibilidade. Os recursos de segurança de rede da companhia indiana entregam recursos como a visibilidade dos sites navegados por todos os usuários e criação de grupos com diferentes perfis de o. 

Redes sociais também entram no escopo: é possível, por exemplo, permitir navegação no Facebook nos intervalos do horário de trabalho, bloqueando, entretanto, a visualização de imagens e o chat na rede social.

Leia mais 6z23s

CARREIRA

Cyberoam anuncia novo gerente de Canais no Brasil g6h3u

Há 4364 dias
UTM

Raidbr é 2ª Cyberoam no Brasil 3i43h

Há 4286 dias
SOLUÇÃO

Netshoes investe em segurança de dados 1c3a4e

Há 4088 dias
TRÁFEGO DE REDE

Mineração Taboca investe em segurança 716047

COPA DO MUNDO

Tecnologia HP no Mané Garrincha 5in9

DATA CENTERS

Fortinet: segurança na Copa do Mundo 5t4n5y

SEGURANÇA

Kroton: firewall, só SonicWall 2e5s4a

COPA

Arena Pantanal: infra com Allied e Panasonic 543r3y

GERENCIANDO DADOS

Kroton adota solução MDM com Informatica 5a2a3v