Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

O socorro pode vir pelo Facebook. Foto: Divulgação
O Ministério da Saúde lançou nesta quinta, 30, o aplicativo E-SUS Samu. O app permitirá que os usuários façam seus pedidos de atendimento ao sistema de saúde público por meio de smartphones.
O E-SUS é integrado ao Facebook e utiliza dados disponíveis na rede social para facilitar o o a informações como sexo, idade, localização, entre outros dados que o usuário pode cadastrar na própria aplicação. O app está disponível neste site.
Segundo explicou o ministro Alexandre Padilha, a partir do momento em que o usuário aciona o botão de emergência do aplicativo, uma notificação é enviada à pessoa indicada pelo próprio usuário como primeiro contato.
A plataforma envia então os dados para a central de atendimento e rea a ligação para o 192, para que as informações sobre o estado de saúde do usuário sejam informadas.
Em março, o aplicativo será lançado também durante o carnaval de Salvador, e pretende facilitar o atendimento dos foliões brasileiros e do exterior, já que terá versões em inglês, espanhol, francês e alemão.
A partir da data, também estará disponível na Apple Store, para celulares com sistema iOS e na Google Play, para os smartphones com sistema Android.
Padilha aposta que o E-SUS Samu também vai diminuir a incidência de trotes, já que a identificação do solicitante do aplicativo é muito mais evidente. Esse tipo de chamada representa atualmente de 22% a 25% de todas as ligações para o 192.
O Ministério da Saúde deverá anunciar também, no segundo semestre uma hackathon para o desenvolvimento de ferramentas de tecnologia para inovar na saúde pública. Ainda não há mais detalhes sobre o projeto, que deverá ser anunciado no site do ministério.