ENGENHARIA ELÉTRICA

Egresso da UPF em primeiro lugar no Enade 4i1u3s

Gaúcho teve nota  86,6, enquanto a média nacional foi de 44,4. 4q5fp

09 de abril de 2013 - 12:22
Tiago Sutili. Foto: divulgação.

Tiago Sutili. Foto: divulgação.

É gaúcho o primeiro colocado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de de graduação em Engenharia Elétrica do país. Tiago Sutili, egresso da Universidade de o Fundo (UPF), obteve nota 86,6, enquanto a média nacional foi de 44,4.

O exame foi prestado em 2011, mas os boletins de desempenho só foram divulgados recentemente.

Os acadêmicos concluintes da graduação na UPF também obtiveram, no geral, uma média de destaque: 53,6, uma das mais altas da região sul do Brasil.

O coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UPF, Adriano Luiz Toazza, que foi professor de Sutili em diversas disciplinas e seu orientador do trabalho de conclusão de curso, conta como o bom desempenho do egresso o ajudou a conquistar uma vaga de mestrado na Unicamp.

“Sua maior virtude é saber gerenciar o tempo como poucos. No final do curso dele, liguei para meu orientador de doutorado, Dr. Evandro Conforti, da Unicamp, e falei sobre as características do Tiago. O professor o aceitou de imediato e após receber seu desempenho acadêmico ficou maravilhado”, relata Toazza.

Hoje Sutili cursa mestrado na Unicamp, onde o professor Conforti orienta seus estudos na área de comunicação digital em fibras óticas, analisando o desempenho de sistemas completos, desde a modulação até a recepção de sinais.

Para o egresso melhor colocado no Enade em sua área, o segredo está em se dedicar desde o início do curso.

“Nas engenharias, em especial na elétrica, o conhecimento só pode ser construído sobre uma boa base, que é estabelecida já nos primeiros semestres, quando as matérias de cálculo, álgebra e física são vistas”, acredita Sutili.

A qualificação do corpo docente da faculdade e das atividades e pesquisas paralelas às aulas oferecidas são outros itens considerados fundamentais pelo hoje mestrando.

Na UPF, segundo dados próprios, mais de 70% dos docentes são mestres e doutores.

A instituição, que atualmente soma cerca de 22 mil alunos distribuídos em suas 12 unidades de ensino e seis campi instalados também nas cidades de Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Sarandi e Soledade, mantém mais de 300 projetos de pesquisa em andamento.

O ENADE
O exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências, em todo o país.

Leia mais 6z23s

OPORTUNIDADES

UPF cria projeto de capacitação 4650y

Há 4546 dias
VISITA DO GOVERNO

Parque da UPF tem protocolo de intenções 3f1s7

Há 4554 dias
NOVIDADE

UPF investe em biblioteca virtualizada 6q2b4e

Há 4617 dias
DESCARTE ADEQUADO

UPF: 4,5 toneladas de lixo eletrônico 5968

UPF deve indenizar professor em R$ 30 mil 16t2d

UPF entra no mapa dos parques 222io

UPF faz ação com QR Code 4ft3p

Aluno da UPF vence prêmio do CNPq 1i4j2m