A Luminar Tintas e Vernizes, de São Paulo, automatizou a fabricação de suas mais de 30 mil tintas com o supervisório Elipse E3, da porto-alegrense Elipse Software.
Implementada pela Point Tecnologia em Automação, a solução permite aos operadores da Luminar controlar toda a produção de tintas sem precisar sair do Centro de Operações, situado na própria fábrica.
Tudo funciona através de telas, nas quais é possível visualizar receitas já salvas no sistema, criar novas de acordo com as próximas tintas que se projete fabricar, além de monitorar a quantidade de componentes usados no processo, entre outras funções.
O E3 também torna possível exportar as informações presentes nos relatórios da companhia para uma tabela em Excel, um bloco de notas ou um documento em PDF.
Monitorar a dosagem de cada componente usado na fabricação das tintas, na medida em que o mesmo vai sendo utilizado, também é outro recurso da ferramenta.
O Elipse E3 fornece, ainda, um sistema de alarme que emite alertas na tela caso haja falta de um ou mais componentes para fabricar a tinta escolhida pelo usuário.
Uma vez verificado o problema, o sistema não permite iniciar o processo.
A Luminar fabrica tintas e vernizes para impressão em embalagens de papel e papelão micro ondulado e ondulado.
Ao todo, o parque fabril da companhia chega a 7.000 m2 de área construída, de onde saem produtos da linha à base de água, direcionada a indústrias de embalagens de papel e cartão, Hidroprint C, para rótulos e etiquetas em papel couché, e solventes.
Já a Elipse Software tem sede em Porto Alegre e filiais em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, no país.
No exterior, tem unidades em Taiwan e nos EUA.
A empresa gaúcha também vende para Alemanha, Índia, Rússia, Suécia, Argentina, Chile, entre outros mercados, contando com mais de 20 mil cópias instaladas em todo o mundo.