FOCO NA BANDA KA

Embratel anuncia satélite Star One D1 4ap2s


15 de agosto de 2013 - 14:38
José Formoso. Foto: divulgação.

José Formoso. Foto: divulgação.

A Star One, operadora de satélites controlada pela Embratel, anunciou a construção do Star One D1, novo satélite da empresa, que terá investimentos de US$ 400 milhões.

O novo satélite - primeiro da quarta geração da família Star One - terá como foco o sinal de Banda Ka – tecnologia que disponibiliza Internet e banda larga via satélite.

A cobertura de Banda Ka do novo satélite vai abranger as regiões Nordeste, Sul, Sudeste e partes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Além disso, o Star One D1, atenderá também as bandas C (voz, TV, rádio e dados) e Ku (vídeo e telefonia), ampliando a oferta de capacidade satelital no Brasil, nas Américas do Sul e Central, incluindo o México.

O lançamento do satélite está previsto para o primeiro trimestre de 2016 e ele deve ficar em órbita por 15 anos, diz a Star One.

O Star One D1, de seis toneladas e composto por 28 transponders de sinal, será construído pela empresa canadense-americana Space Systems Loral e lançado ao espaço por foguete da empresa sa Arianespace.

Para José Formoso, presidente da Embratel e do Conselho de istração da Star One, o lançamento do D1 reforça a posição de liderança da empresa na América Latina, onde já conta com a maior frota, com sete satélites.

Atualmente, ela opera com cinco satélites geoestacionários (Star One C1, C2, C3, C12 e Brasilsat B4), além de dois em órbita inclinada (Brasilsat B2 e B3).

"O anúncio de hoje é estratégico por ampliar nossa capacidade satelital, especialmente em Banda Ka, para transmissões de dados, backhaul de telefone celular e atendimento ao Plano Nacional de Banda Larga”, afirma Formoso.

Leia mais 6z23s

POLO ESPACIAL GAÚCHO

AEL: microssatélite é alternativa 222hf

Há 4301 dias
ESTRATOSFÉRICO

Brasil lançará satélite para banda larga 3z711a

Há 4805 dias
TELECOMUNICAÇÕES

Embratel lança satélite Star One C3 6016b

Há 4576 dias
POLO ESPACIAL

Estado tem 90% do microssatélite 2g411

TELECOMUNICAÇÕES

Embratel, NET e Claro podem unir operações 95fg

DIRETO DO CAZAQUISTÃO

Oi TV aprimora serviço com novo satélite 6u6x3l

Inmarsat: via satélite com desconto no Brasil 48y1m

ATENDIMENTO INTELIGENTE

Embratel renova call center da Cemig 6b3o2y

COMUNICAÇÃO DE DADOS

Eletropaulo monitora rede com Embratel 3c5g2a

DE OLHO NAS MPMEs

Embratel lança e-commerce de cloud 4j20

GRÁTIS PARA CLIENTES

Claro, Embratel e Net: Wi-Fi em 9 cidades 3e4e5u