A Embratel irá oferecer soluções de telecomunicações, TI e mobilidade para o Projeto PE Conectado. Foto: Cesar de Almeida.
A Embratel venceu licitação do Governo do Estado de Pernambuco para oferecer soluções de telecomunicações, TI e mobilidade para o Projeto Pernambuco Conectado (PE Conectado II). A empresa investirá R$ 180 milhões na infraestrutura do estado para ampliar a rede já existente e a oferta de serviços de dados, voz, segurança de rede, wi-fi, comunicação unificada e center.
“A conquista de um contrato tão importante como este mostra que a infraestrutura e serviços da Embratel são os mais bem preparados para atender às necessidades de estados do Brasil, a exemplo de outros casos de sucesso que temos nacionalmente”, afirma Maria Teresa Azevedo Lima, Diretora Executiva para Governo da Embratel.
O PE Conectado é um projeto que busca o desenvolvimento de uma nova rede corporativa no Governo de Pernambuco para integrar serviços para atendimento a órgãos e entidades do estado.
A licitação teve como objetivo a contratação de serviços técnicos especializados de implantação, operacionalização e manutenção de solução de telemática, para prestação de serviços de telefonia fixa e móvel, o à internet e transmissão de dados, com operação técnica integrada especializada para o Governo do Estado de Pernambuco e outros poderes.
A Embratel será responsável por interligar todos os endereços da istração pública por meio de sua rede e de seus serviços.
Uma nova estrutura que será desenvolvida em consórcio com a Smart Networks. A expansão da rede também beneficiará a cobertura de mobilidade e TV por em todo o estado. A Smart Networks é uma operadora pernambucana, embarcada no Porto Digital e especializada no atendimento a clientes corporativos e governo.
No PE Conectado II, a capital Recife será o ponto de concentração da rede. Doze cidades servirão de pontos regionais para implantação de infraestrutura: Goiana, Fernando de Noronha, Palmares, Caruaru, Toritama, Garanhuns, Arcoverde, Petrolândia, Serra Talhada, São José do Belmonte, Ouricuri e Petrolina.
“Estamos muito felizes por participar de um projeto que trará importantes avanços para Pernambuco, que cada vez mais se desponta nacionalmente por seu empreendedorismo e por reunir talentos em seu polo de tecnologia”, diz a executiva.
O projeto da Embratel prevê entrega de:
os dedicados: mais de 3,6 mil circuitos com sistema de segurança Embratel.
LTE Privado: 4 mil chips com tecnologia 4G para rede privada de telefonia móvel
Telefonia móvel: 25 mil linhas
Celulares: Mais de 15 mil aparelhos
Telemetria: Mais de 20 mil linhas
WiFi interno: 12,5 mil pontos de os para utilização interna em diversos órgãos do Governo.
Wi-Fi externo: 2,9 mil pontos de os para uso em praças e locais públicos.
Comunicação Unificada: 15 mil pontos.
Serviços de telefonia fixa: 29.263 ramais.
center: Infraestrutura de telefonia fixa, Distribuidor Automático de Chamadas (DAC), Gravação e Unidade de Resposta Audível (URA) em 620 pontos.
Operação integrada para monitorar mais de 80 mil itens tecnológicos
Segurança de rede