
Hans Vestberg. Foto: divulgação
A Ericsson planeja investir aproximadamente 7 bilhões de coroas suecas (mais de US$ 1 bilhão) nos próximos cinco anos para construir três centros globais de TIC.
Dois serão localizados na Suécia, em Estocolmo e Linköping, e o terceiro ficará em Montreal, no Canadá.
Ao todo, os novos espaços contarão com 120 mil metros quadrados, aproximadamente o tamanho de 14 campos de futebol, e vão abrigar o portfólio completo da empresa, incluindo serviços baseados em nuvem.
Conforme nota da Ericsson, os centros estarão localizados próximo aos principais centros de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia, e serão uma plataforma para mais de 24 mil engenheiros de sua estrutura.
Atualmente, a Ericsson tem seu maior centro de P&D localizado na Suécia, com mais de nove mil funcionários. Outras estruturas desta área são localizadas na China, EUA, Canadá, Brasil e Hungria.
“Grandes ideias vêm da colaboração e, nesses centros, vamos ultraar os limites das possibilidades que temos em tecnologia e serviços de próxima geração”, afirma Hans Vestberg, presidente e CEO da Ericsson.
Segundo ele, os dois prédio localizados na Suécia iniciarão operações já no final de 2013 e final de 2014, respectivamente. O centro de TIC na América do Norte começa em 2015.
Além disso,um novo edifício de design de hardware, em Estocolmo, também está nos planos.
Em 2012, os investimentos da Ericsson em P&D foram de 32,8 bilhões de coroas suecas, refletindo em aproximadamente 14% das vendas.
Com 110 mil colaboradores, e empresa atende a clientes de mais de 180 países.
Sediada em Estocolmo, a Ericsson fechou 2012 com receita de 227,8 bilhões de coroas suecas, (cerca de US$ 33,8 bilhões).