Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Ericsson testa velocidade de 1Tbps. Foto: divulgação.
A Ericsson e a Telstra anunciaram o sucesso de seu primeiro teste em equipamento de transmissão ótica de 1Tbps (terabit por segundo).
O teste foi realizado em 995 km de fibra da Telstra, em um link entre Sydney e Melbourne, na Austrália e mostrou que é possível a implantação da tecnologia de ultra velocidade em ambiente de rede real.
Segundo destaca a Ericsson, a plataforma utilizada no teste possui características específicas configuráveis por software, assim como possui revestimento de frequência para alta eficiência de espectro.
Embora o teste já dê um gostinho de velocidades ainda maiores do futuro, wegundo o diretor de engenharia de transporte e roteamento da Telstra, David Robertson, atualmente ainda está em andamento a implantação de redes da próxima geração, de 100Gbps.
No entanto, o sucesso do experimento mostra que já existem tecnologias capazes de arem tráfegos ainda maiores, defende o executivo.
"O teste provou que nossa fábrica de cabos óticos pode ar canais Tbps juntamente com canais 40Gbps e 100Gbps simultaneamente na mesma fibra, atestando que somos capazes de aumentar a capacidade de nossos cabos de fibra existentes quando necessário”, observou.
Para Alessandro Pane, responsável pela área de P&D em transmissão ótica da Ericsson, as novas tecnologias de velocidade de banda larga serão decisivas para tecnologias convergentes como smartphones, tablets, IPTV e HDTV.
"O e a todos esses serviços requer uma capacidade cada vez maior em backhaul e transmissão entre cidades”, afirma.