
Essa foi perto, hein? Foto: Depositphotos.
A Espanha acaba de lançar um visto especial para trabalhadores remotos que queiram morar no país, o famoso “nômade digital”.
O novo visto, focado em “teletrabalhadores internacionais”, permite residir no país por um ano, caso a solicitação seja feita para uma embaixada espanhola no país de origem.
Se o profissional já estiver na Espanha com um visto de turista, poderá apresentar uma solicitação de cartão de residência como nômade digital, válido por três anos e renovável por dois.
Os requisitos do visto de trabalho remoto de um ano da Espanha incluem uma renda de pelo menos o dobro do salário mínimo espanhol (algo na caixa de € 2,3 mil ou R$ 13,8 mil por mês) e um seguro de saúde privado.
Os interessados devem comprovar ainda ter um contrato de trabalho por um ano com uma empresa fora da Espanha e comprovação de experiência de trabalho suficiente ou diploma universitário naquele campo.
A promessa das autoridades espanholas é de um processo rápido, com aprovação (ou negação) do visto em até 20 dias.
O termo nômade digital está em circulação desde os anos 90, mas, como muita coisa relacionada a trabalhar fora do escritório, o assunto realmente decolou durante a pandemia do coronavírus.
(O pioneiro da prática é um certo Steven K. Roberts, que entre 1983 e 1991 percorreu 16 mil quilômetros pelos Estados Unidos numa bicicleta conectada por rádio e até escreveu um livro sobre isso).
Com o aumento da flexibilidade em relação ao local de trabalho, muitos profissionais decidiram ir para outros países, que por sua vez viram na tendência uma forma de movimentar a sua economia.
De acordo com um levantamento divulgado pela Bloomberg, hoje 60 países oferecem programas de visto para trabalho remoto.
Além do dinheiro dos nômades, esses países também podem se beneficiar do potencial de contatos profissionais entre os novatos e os profissionais locais, em ambientes como coworkings, por exemplo.
O programa de visto de nômades digitais da Espanha, por exemplo, faz parte de uma nova lei de startups que visa promover o ecossistema empreendedor do país e atrair inovação e talento.