.png?w=730)
Foto: Depositphotos
O Espírito Santo é o mais novo estado a aderir à Nota Fiscal de Energia Elétrica eletrônica (NF3-e), documento emitido e armazenado eletronicamente para documentar o consumo de energia elétrica, criado em 2019.
O projeto foi desenvolvido pela EDP, distribuidora de energia elétrica da região, juntamente à Inventti, empresa de tecnologia especializada em soluções para documentos fiscais eletrônicos.
A nova NF3-e substitui a tradicional fatura de energia. Para o consumidor final, o que muda são alguns elementos no boleto de energia, como um QR code, por meio do qual poderá validar a regularidade fiscal da operação, e outro para pagamento via Pix.
Já para as companhias de energia elétrica, a mudança facilita a regularização do setor, já que as informações am a ser enviadas diretamente às autoridades responsáveis.
Além disso, a tecnologia permite a substituição das notas em papel, conferindo maior praticidade e eficiência para as empresas e consumidores.
"Essa novidade está alinhada ao compromisso da EDP de ser transparente, permitindo que o cliente tenha o a todas as informações relacionadas ao seu consumo e pagamento de energia. As mudanças na conta de luz possibilitam maior controle, segurança e facilidade de o à fatura para os consumidores capixabas", destaca Evandro Scopel, diretor da EDP.
Durante o projeto, o Espírito Santo realizou uma integração abrangente aos sistemas da EDP, atualizando todos os processos que direta ou indiretamente estivessem vinculados à fatura de energia.
Além disso, foi preciso migrar todos os processos em lote para o formato on-line, o que deverá otimizar uma série de procedimentos e inovações de agora em diante, segundo a Inventti.
Até o momento, 18 estados e o Distrito Federal haviam adotado a tecnologia. Entre eles, estão Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe, Acre, Roraima, Tocantins e Minas Gerais.
O estado de São Paulo foi dispensado da obrigatoriedade do documento ainda em 2023.
A EDP Brasil é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico brasileiro, atendendo 3,4 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. A empresa faz parte do grupo português EDP, que atende 28 países.
Em atividade desde 2007, a Inventti é hoje responsável por aproximadamente 10% das notas emitidas no país.
Especializada em soluções de automação e gestão de processos tributários e contábeis, seus produtos e serviços auxiliam as empresas a lidar com a complexidade da legislação e otimizar operações.
A plataforma tem mais de 30 mil clientes de diversos setores em todo o país, entre eles Carrefour, JBS, Accor, BMW, Riachuelo e Ambev, ultraando a marca de 1 bilhão de documentos fiscais transacionados por ano.