
Foto: Divulgação
O Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (TM), que oferece eios de trem partindo da Estação Luz, na capital, para Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba, agora possui uma rede de WiFi da Linktel, empresa nacional de telecomunicações.
Nos vagões, foram instalados equipamentos que, segundo a companhia, são de última geração e garantem conectividade sem nenhuma interrupção mesmo em áreas rurais durante todo o trajeto.
O projeto tem como objetivo possibilitar aos ageiros postar fotos, fazer vídeos e até mesmo transmitir a viagem ao vivo por meio da rede da operadora.
“O nosso sistema não é baseado na rede de celular 4G ou 5G, com isso garantimos uma banda por usuário na média de 150 megabits, algo bastante rápido. Durante todo trajeto, existem baixíssimos pontos escuros, temos um sistema de conexão inovador que garante a cobertura em 95% da rota”, destaca Eduardo Meira, gerente de produto WiFi da Linktel.
Desde 2009 em atividade, o Expresso Turístico oferece eios nos arredores de São Paulo com capacidade para 353 ageiros. A rota já recebeu mais de 200 mil pessoas, sendo 36 mil delas em 2024.
Os eios são realizados através de uma locomotiva a diesel, com saídas às 8h30 e volta às 17h30.
Fundada em 1999, a Linktel é uma empresa brasileira do segmento de telecomunicações especializada em oferecer serviços de conectividade de internet, principalmente via Wi-Fi.
A companhia possui várias parcerias com players do setor de telecomunicações e estabelecimentos comerciais, atuando em soluções wireless de larga escala em locais como aeroportos, estádios, arenas esportivas, shoppings, parques, escolas e hospitais.