.jpg?w=730)
Até agora já atrasaram 1,1 mil voos. Foto: Depositphotos.
Um sistema da istração Federal de Aviação, a maior agência de transporte do governo dos Estados Unidos, saiu do ar por duas horas nesta quarta-feira, 11, causando atrasos e cancelamento de milhares de voos pelo país.
Conhecida pela sigla FAA, a agência reúne uma série de responsabilidades sobre a aviação no país, que no Brasil ficam divididas entre a Anac, Infraero e FAB.
Em uma nota publicada no Twitter, às 10h20, a FAA disse que está fazendo “checagens finais” e “recarregando o sistema”. Todos os voos nacionais estão pausados até as 11h, horário do Brasil. A meta foi cumprida.
Nas duas horas que o FAA esteve fora do ar, 1,1 mil voos já foram atrasados dentro e fora dos Estados Unidos, com 94 cancelamentos, segundo o site FlightAware.
O sistema que deixou de funcionar é responsável por alertar pilotos e equipes de voo de problemas ou qualquer mudança na operação dos serviços dos aeroportos, como fechamentos de pistas de aterrissagem.
Também são comunicados procedimentos relevantes de última hora, como avisos de tempestades ou outros obstáculos meteorológicos.
Ainda não há informações sobre a causa dos problemas. Em comunicado, a Casa Branca disse que não há evidência de ataque cibernético.