AMAZÔNIA

FAS: gestão de dados com SAP 4y666

A multinacional doou soluções como Data Warehouse Cloud e Analytics Cloud para a ONG. 4u5e35

13 de setembro de 2022 - 15:44
A Fundação Amazônia Sustentável atua em mais de 290 projetos. Foto: divulgação.

A Fundação Amazônia Sustentável atua em mais de 290 projetos. Foto: divulgação.

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS), instituição sem fins lucrativos criada pelo Governo do Estado do Amazonas e pelo Banco Bradesco, está utilizando um pacote de soluções de inteligência de dados da SAP.

Doado pela multinacional alemã, o conjunto de ferramentas inclui SAP Data Warehouse Cloud, SAP Analytics Cloud e SAP Sustainability Control Tower.

A ONG já utilizava o software SAP Lumira desde 2015 para monitorar dados das comunidades atendidas na região, analisar tendências e relacionar informações sobre saúde, educação ou geração de renda das famílias apoiadas pelos seus programas.

Com o ar do tempo, surgiram necessidades como a padronização de metodologias de coleta, sistematização e análise de dados de variadas fontes, sejam elas digitais ou manuscritas, e a adaptação das ferramentas à realidade de atuação da FAS – que precisa lidar com longas distâncias via barco, falta de energia elétrica ou de internet.

Outras questões levantadas pela entidade foram a integração de diferentes frentes de atuação, sinergia efetiva entre programas e setores, treinamento das equipes e consolidação dos processos de gestão.

Com as novas ferramentas doadas, os registros poderão ser feitos de forma digital após saídas a campo, embora a alimentação dos dados seja feita apenas no retorno à sede em Manaus.

Além disso, as soluções serão usadas na organização e projeções de evolução contínua, coordenação das atividades, avaliação de impactos, qualidade da informação e visualização de dados.

Via dashboards e relatórios analíticos, será possível mapear a efetividade dos investimentos e recursos doados, o impacto social e ambiental e relacionar cada programa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, segundo a empresa de uma forma mais prática.

“A gestão inteligente de dados permitirá que a FAS seja muito mais assertiva e eficiente na condução de seus programas. O que vai apoiar a gestão estratégica, a interlocução e integração entre áreas meio e fim, assegurando a qualidade da informação, a sistematização e disseminação do conhecimento das informações e das lições aprendidas”, avalia Michelle Costa, superintendente de gestão e planejamento da ONG.

Com o projeto, a Fundação é a primeira do terceiro setor no mundo a adotar soluções da SAP para uso inteligente de dados com foco em iniciativas de sustentabilidade. Para os próximos dois anos, o plano é aumentar as ações na área em 50%.

“O uso da tecnologia e a transferência de conhecimento pro-bono para a ONG é o que de melhor a SAP pode fazer para aumento do impacto social e ambiental naquela região”, afirma Luciana Coen, diretora de comunicação e responsabilidade social corporativa da SAP Brasil.

O projeto foi destaque durante o SAP Sapphire São Paulo, evento promovido anualmente pela companhia em oito países, que desta vez reuniu 1 mil líderes de negócios no Pavilhão da Bienal.

Fundada em 2008, a Fundação Amazônia Sustentável apoia mais de 25 mil famílias em mais de 900 comunidades, aldeias e bairros. A instituição atua com mais de 290 projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas.

*Luana Rosales foi ao SAP Sapphire São Paulo a convite da SAP.

Leia mais 6z23s

PREÇOS

SAP: e sobe 3,3% no Brasil a3325

Há 985 dias
UPGRADE

Petrobras conclui migração para S/4 Hana 4576y

Há 985 dias
PMEs

Bradesco integra serviços financeiros com B1 5z5421

Há 988 dias
ERP

Ipog adota B1 com Grupo Inovage 16h3g

ERP

RPAATA adota B1 com SPS Group 5tks

NUVEM

Burger King migra para Azure com Dedalus 4c1459