Federasul faz campanha pelo Cais 6g3s5s

A Federasul, junto com Sindolojas Porto Alegre e CDL, vai colocar nos próximos dias 80 outdoors com a mensagem “Cais do Porto, o quando antes melhor” nas ruas de Porto Alegre. A intenção das entidades é pressionar para que se destrave o processo de reformulação do antigo cais de Porto Alegre, totalmente desativado desde 2005. 4x1w6r

13 de julho de 2011 - 17:25
Federasul faz campanha pelo Cais

A Federasul, junto com Sindolojas Porto Alegre e CDL, vai colocar nos próximos dias 80 outdoors com a mensagem “Cais do Porto, o quando antes melhor” nas ruas de Porto Alegre.

A intenção das entidades é pressionar para que se destrave o processo de reformulação do antigo cais de Porto Alegre, totalmente desativado desde 2005.

O projeto está atualmente parado na burocracia do governo federal, que necessita transferir a propriedade do local para o governo estadual para que possa ser dado seguimento ao projeto.

Uma audiência está marcada na Câmara de Conciliação da Advocacia Geral da União (AGU) para discutir a liberação até o final do mês de uma iniciativa que já teve diversas versões e cuja discussão se arrasta pelo menos desde 1988.

O projeto de reforma do Cais do Porto, que prevê a adaptação dos antigos armazéns, a construção de três edifícios na área das docas, perto da atual Rodoviária, assim como de um shopping center cerca do Gasômetro, foi o tema do Tá na Mesa da Federasul desta quarta-feira, 13.

No aguardo de uma definição de Brasília, o prefeito José Fortunati e o ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, dono de um dos escritórios de arquitetura responsável pelo projeto, preferiram não fazer maiores promessas.

“Nós já ouvimos que a liberação era iminente outras vezes”, reconheceu  Fortunati, que apesar de tudo está otimista e já projeta a criação de uma comissão de trabalho com técnicos experientes no assunto formada por profissionais do governo estadual e municipal, liderada por Edemar Tutikian, coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), ligado ao gabinete do prefeito e que já dirigiu comissões ligadas à iniciativa.

Uma vez que a liberação seja obtida, será a vez de buscar os investidores que banquem os R$ 400 milhões de investimento previsto na obra.

Lerner e Fortunatti afirmaram que alguma parte da reforma, provavelmente a relacionada com a ocupação dos armazéns agora vazios, deve estar pronta para a Copa do Mundo de 2014.

Quem viver, verá.

Setor de TI desistiu
Independente de qual seja o futuro do Cais do Porto, uma coisa é certa. TI não será uma parte muito importante dele.

Entidades do setor, encabeçadas pela Assespro-RS, se mobilizaram até 2008 para que o projeto incluísse uma área exclusiva para companhias de tecnologia, nos moldes do que foi feito no Porto Digital de Recife.

Frente à pouca receptividade da istração pública e das diversas indas e vidas do projeto, as entidades acabaram abandonando a iniciativa.

Leia mais 6z23s

Centro pode virar Tecnocentro 4x6j2s

Há 5391 dias

Fisl não será no Cais do Porto 1xo3u

Há 5672 dias

Federasul cria comissão pró Cais da Mauá 2e315u

Há 5851 dias

TI quer espaço exclusivo no Cais do Porto 4a4t4m

Mentalidade Gre-Nal empata jogo da TI 3y2aq

Projeto do Cais volta a andar 5i4o6k

Cais do Porto: 2008 é a nova meta dt2n

Mais uma reunião sobre o Cais do Porto 736b20

CETI critica situação do Cais do Porto 3a2l2v