MOVIMENTO

Feevale integra Pacto Alegre 5g5ea

Universidade se soma em iniciativa liderada por Unisinos, UFRGS e PUC-RS. 1r1s26

03 de janeiro de 2022 - 10:49
Cleber Prodanov, reitor da Feevale. Foto: Divulgação.

Cleber Prodanov, reitor da Feevale. Foto: Divulgação.

A Feevale, universidade sediada em Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre, ingressou no final do ano ado no Pacto Alegre, uma iniciativa que visa promover o ecossistema de inovação na capital gaúcha.

A movimentação é chamativa, porque o Pacto Alegre é uma iniciativa lançada em 2019 por UFRGS, PUC-RS e Unisinos, as três maiores universidades gaúchas, sendo as duas primeiras sediadas na capital.

A Unisinos é sediada em São Leopoldo, uma cidade vizinha a Novo Hamburgo. 

Ambas instituições tem operações em Porto Alegre. A Unisinos inaugurou um campus universitário em 2016, ao qual somou uma nova unidade da sua incubadora de empresas no começo de 2021.

A presença da Feevale é um pouco mais recente: a universidade inaugurou no final de 2019 o Hub One Porto Alegre, uma operação do parque tecnológico da universidade instalada em um prédio de sete andares com espaço para startups, empresas e cursos de graduação, pós-graduação e in company.

“O Hub é um espaço para o compartilhamento de conhecimento e soluções inovadoras, que contribui, de forma significativa, para a transformação de ideias em negócios. Ao ingressarmos no Pacto Alegre, nos juntamos à UFRGS, PUC-RS e Unisinos com a tarefa de fortalecer o ecossistema de inovação”, afirma Cleber Prodanov, reitor da Feevale.

A Feevale adquiriu o status de universidade em 2010, tendo assim menos tradição que as demais integrantes do Pacto (a mais recente é a Unisinos, fundada em 1969).

Por outro lado, o reitor da Feevale é diretamente engajado no assunto inovação, no qual é atuante desde os anos 90. Prodanov foi presidente do parque tecnológico da instituição, pró-reitor de Inovação e secretário de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul entre 2011 e 2015.

O Pacto Alegre é uma iniciativa com grande visibilidade na capital gaúcha, que funciona em duas dimensões: uma é a relação entre as três universidades fundadoras, às quais agora se soma a Feevale.

As instituições têm a meta ousada de deixar do lado anos de competição por alunos para trás e trabalhar de maneira mais próxima para fortalecer suas áreas de pesquisa e tornar Porto Alegre mais atrativa para empresas e profissionais, revertendo uma tendência estabelecida de migração de mão de obra para outras partes do Brasil e o exterior.

A outra dimensão é externa e envolve a promoção de diversas ações visando o desenvolvimento do ecossistema de tecnologia da cidade, como incentivos para instalação de empresas, formação de mão de obra qualificada e digitalização do governo. 

Essa segunda agenda (que na verdade, complementa e expande a pauta interna das universidades) tem a adesão de 80 entidades empresariais e patrocinadores de peso como Agibank, RBS e Sicredi.

As empresas, entre as maiores do Rio Grande do Sul, financiaram a  contratação de Josep Piqué, até recentemente Presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP) e um especialista quando o assunto é sacudir cidades por meio de projetos desse tipo.

Piquet foi um idealizadores do Barcelona @22, um projeto de revitalização de uma área industrial dentro da cidade espanhola, o que o tornou uma autoridade mundialmente reconhecida no assunto.

“Essas entidades entendem a importância do Pacto Alegre e se disponibilizam a trabalhar junto com as demais, de forma sinérgica, em prol da cidade e, até mesmo, do estado”, afirma o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto.

Pinto, um professor de carreira da UFRGS, onde foi diretor da Escola de Engenharia, é também secretário de Inovação de Porto Alegre, o que mostra o tipo de sinergia existente entre as universidades e poder público na capital gaúcha.

Leia mais 6z23s

MAPA

RS: 75% das startups estão na região de Porto Alegre 3r2f1z

Há 1255 dias
ENSINO

Prodanov segue no comando da Feevale 3j6w4g

Há 1471 dias
FUTURO

Caxias tem pacto pela inovação 6l6j6r

Há 1318 dias
BUY

Americanos compram Poatek 3p6u1p

PRADO

Gravataí terá parque tecnológico de ponta 4k3u59

PROTESTO

Reitor da Unisinos rejeita homenagem de Brasília 4w491d