
Time SAP da Fertitex. Foto: divulgação.
A Fertitex, empresa de produtos, serviços e logística para o agronegócio, adotou o sistema de gestão S/4 Hana, da SAP, em um projeto com consultoria da SPRO IT Solutions, parceira curitibana da multinacional alemã.
O projeto de migração foi conduzido de forma totalmente remota, com duração de cinco meses, por meio do RISE with SAP, iniciativa da multinacional para acelerar a migração dos clientes para a nuvem.
De acordo com a companhia, o desafio foi a mudança ocorrer sem afetar os processos em andamento, uma vez que a Fertitex precisou separar seu sistema de gestão de outra empresa, resultando em um ambiente na nuvem para cada organização.
Além das funcionalidades do S/4 Hana em ambiente on-line, o projeto contou com o redesenho de processos, a integração com outras soluções por meio da SAP Business Technology Platform (SAP BTP) e o o à SAP Business Network.
Segundo a Fertitex, esses benefícios facilitarão as conexões com parceiros comerciais e ativos.
A Fertitex surgiu em 2014 como empresa de fertilizantes em Paranaguá, região portuária do Paraná. Em 2018, deu início às operações de grãos em Mato Grosso e no Pará. Em 2019, começou sua operação portuária e, logo no ano seguinte, os trabalhos com agroquímicos e sementes.
Atualmente, oferece soluções em produtos e serviços para o agronegócio com logística integrada. Sua principal operação está localizada em Santarém, Pará, atendendo barcos de milho, soja e fertilizantes — que totalizaram mais de 1,2 milhão de toneladas em 2022.
O espaço estático de seus armazéns supera 55 mil toneladas métricas, com capacidade de recepção superior a 3 mil toneladas métricas por dia e envio de 8 mil toneladas métricas por dia.
Sediada em Curitiba, a SPRO IT é referência em projetos de implementação SAP para o agronegócio, no qual atende empresas como Agrária, C.Vale, Coplacana, Coopercitrus, NovaAgri e Cofco.
No mercado há 15 anos, a companhia possui filial em ville.