.png?w=730)
Foto: Depositphotos
A Flex Aero, especializada em aviação executiva, adotou o Business One, software de gestão para pequenas e médias empresas da SAP, em um projeto desenvolvido pela Seidor, multinacional espanhola de tecnologia que fornece soluções na área de serviços de TI.
Antes da implementação, a organização enfrentava desafios para acompanhar seu ritmo de crescimento e otimizar os processos da operação.
A companhia também tinha dificuldade em integrar suas áreas, visto que utilizava planilhas e outros sistemas de mercado para fazer seus controles.
“Nossa empresa cresceu de forma rápida e, como houve uma falta de estrutura adequada ao longo desse caminho, muitos aspectos acabaram ficando para trás, o que nos impedia de ter uma visão geral do nosso negócio. Ao identificarmos esse cenário, percebemos que era a hora de ter um software que nos ajudasse nessa estruturação e adequação das operações”, conta Nicholas Falco, diretor da Flex Aero.
Durante o planejamento do projeto, foi feito um mapeamento das necessidades futuras da companhia, definindo o que seria essencial para aquele momento específico e deixando o restante para outra onda de implantação.
Com esta estratégia, a empresa afirma que pôde focar os recursos financeiros e de tempo do pessoal de forma mais consistente.
Depois do go-live, realizado em sete meses, houve um período de entendimento da ferramenta, seguido de uma nova definição de demandas, priorizando-as de acordo com a relação custo-benefício de cada etapa.
Entre os ganhos registrados pela Flex Aerp, estão a melhoria do compliance com a integração dos processos; a qualidade e rapidez no processamento das informações em tempo real; a mitigação de perdas de resultados e capital de giro da empresa; a gestão de estoque; a agilidade da equipe; a redução de custos; e a segurança operacional.
Com a centralização da gestão, a companhia dobrou sua estrutura, expandindo em 50% a instalação da matriz e abrindo uma nova base no Rio de Janeiro.
“O SAP Business One nos deu como maior aprendizado a importância de explorarmos possibilidades a partir de uma melhor visualização do negócio. Isso nos deu segurança para investir nesses projetos que, com o apoio dessa ferramenta que nos proporciona um diferencial no mercado, temos a certeza de que trará excelentes resultados e ajudará a escrever o novo capítulo da história da Flex Aero”, destaca Falco.
Fundada em 2006, a Flex Aero surgiu inicialmente como uma empresa focada no transporte regional de cargas e ageiros.
A partir de 2011, ou a se concentrar na aviação executiva, prioritariamente, na manutenção de aeronaves, na qual a organização é habilitada para trabalhar em 28 modelos diferentes.
Sediada na cidade de Jundiaí, em São Paulo, e com base avançada em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, a companhia conta com um time de 100 colaboradores.
No Brasil desde 2013, a Seidor tem bastante capilaridade no país, com 1,5 mil profissionais em escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Vitória, Goiânia, Recife, Curitiba, Florianópolis e Ribeirão Preto.
A empresa tem projetos locais em S/4, C/4H, Ariba e Successfactors e uma base importante de implementação do ERP para pequenas e médias empresas, o Business One, totalizando mais de 200 entregas.