
Florianópolis lidera com boa avaliação em qualidade de saúde, segurança e capital humano. Foto: Depositphotos
Florianópolis ficou em primeiro lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios em 2023, sendo considerada a cidade com melhor avaliação em serviços públicos de qualidade no país.
A pesquisa foi realizada pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com as empresas Gove e Seall, e divulgada pela CNN.
A capital catarinense lidera com boa avaliação em qualidade de saúde, segurança e capital humano, além de coleta de resíduos domésticos e abastecimento de água, que tiveram nota máxima.
Na primeira edição da pesquisa, em 2020, Florianópolis ficou em quarto lugar. Nas edições seguintes, subiu uma posição a cada ano.
Os cinco primeiros lugares do ranking de 2023 incluem São Paulo, Barueri, Porto Alegre e São Caetano do Sul. Entre as 15 primeiras colocações, também estão as capitais Curitiba, Vitória e Belo Horizonte.
Um dos destaques de Florianópolis nesta edição foi o pilar de capital humano, que subiu 42 posições em três anos, chegando a nota 89,04.
Conforme a CNN, a área é avaliada pela qualificação dos trabalhadores em emprego formal, além de taxas de matrícula em ensino superior, técnico e profissionalizante.
Outro setor com boa avaliação foi a qualidade de saúde, com nota 93,66. Florianópolis possui os melhores indicadores de baixa desnutrição e obesidade infantil e de mortalidade materna.
Em contrapartida, uma das menores notas da capital foi na área de sustentabilidade fiscal. Segundo a prefeitura, foi identificado a existência de precatórios controversos que podem ter influenciado o indicativo.
Neste ano, a pesquisa do CLP avaliou 410 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes por meio de 65 indicadores de 13 áreas consideradas fundamentais para a competitividade municipal: Sustentabilidade Fiscal; Funcionamento da Máquina Pública; o à Saúde; Qualidade da Saúde; o à Educação; Qualidade da Educação; Segurança; Saneamento; Meio Ambiente; Inserção Econômica; Inovação e Dinamismo Econômico; Capital Humano; e Telecomunicações.