Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

A Ford lançou a Ford Service Delivery Network, em parceria com a Microsoft.Foto: TonyV3112/Shutterstock.
A Ford anunciou a criação de uma nova rede de serviços baseada na nuvem, a Ford Service Delivery Network, em parceria com a Microsoft. O objetivo é ampliar as possibilidades de interação dos clientes com seus veículos. O serviço estará disponível nos Estados Unidos a partir do final do ano, oferecendo inicialmente atualizações de software para o sistema de conectividade SYNC.
O objetivo da marca é preparar os clientes para uma experiência de propriedade do automóvel mais simples e envolvente no futuro, usando a infraestrutura de dados na nuvem para oferecer serviços conectados.
Desenvolvida pela Microsoft Azure, a Service Delivery Network é uma plataforma global que permitirá à Ford oferecer atualizações de software e ampliar o leque de serviços conectados MyFord Mobile. Entre eles, incluem-se recursos como partida remota programada, localização do veículo e o a dados como nível do combustível, carga da bateria e pressão dos pneus.
A plataforma da Microsoft permitirá à Ford atender sua ampla base de clientes em todo o mundo, enviando atualizações assim que as novas tecnologias estiverem disponíveis. Essa parceria ajudará também a unificar múltiplas plataformas, usando a experiência da Microsoft em áreas críticas como desenvolvimento de aplicativos, gerenciamento e análise de dados.
O movimento faz parte da tendência de conectar os carros. O Gartner indica os carros ligados à web como um dos produtos que vão disparar nos próximos anos. Segundo a consultoria, até 2020 cerca de 150 milhões de veículos serão conectados.
Comparando com o número total de carros circulando atualmente no mundo - cerca de 1 bilhão, segundo aponta a revista Ward's Auto - a marca é considerável. Deste total de 150 milhões, de 60% a 75% serão capazes de consumir, criar e compartilhar dados por meio de internet sem fio.