
Itapema-SC
A FreeNetworks, de Porto Alegre, acaba de implantar um projeto de cidade digital em Itapema, cidade a 60 quilômetros da capital catarinense, Florianópolis.
A iniciativa, que envolveu investimento aproximado de R$ 500 mil, abrangeu a adoção de soluções para serviços de dados, voz e imagem em uma rede única e escalável.
Para o projeto, foi utilizada uma rede de rádios Motorola (linhas Ponto a Ponto e Ponto Multiponto), interligando todas as unidades da prefeitura, o que engloba postos de saúde, secretarias, escolas municipais e postos de atendimento ao cidadão. Ao todo, 54 pontos estão ligados à rede.
Na parte de telefonia, a empresa porto-alegrense implementou soluções Asterisk, Digistar, Avaya e Cisco, além de equipamentos de Wlan e Mesh da Motorola. Já em videomonitoramento, foram usadas câmeras Speed Dome fabricadas pela Vivotek.
“Com as soluções Ponto a Ponto e Ponto Multiponto, alinhadas ao uso do sincronismo por GPS, garantimos uma latência máxima na rede de 7ms, mais do que suficiente para ar as aplicações de voz e vídeo do cliente”, afirma Fabrício Chicon, Motorola Wireless Systems Engineer da FreeNetworks.
O Projeto Itapema Digital integra os níveis 1, 2, 3 e 4 do portfólio da FreeNetworks para iniciativas de digitalização municipal, que correspondem, respectivamente a, dados, voz sobre IP, serviços ao cidadão e vídeo-monitoramento.
“Ainda temos outros dois níveis, focados na segurança, que contam com soluções de OCR (reconhecimento eletrônico de placas de veículos) e detecção de disparos de armas de fogo”, explica Giovani Cusinato, engenheiro de Vendas da FreeNetworks.
Atualmente, a FreeNetworks possui em torno de 12 projetos semelhantes ao de Itapema em andamento.
A companhia gaúcha atua como integradora de serviços e soluções, nos segmentos de comunicações unificadas, infraestrutura, telefonia, datacenters, wireless, segurança da informação, ambientes de operadoras (Backbone IP) e soluções de vídeo digital, entre outras ofertas.
Para este ano, a empresa projeta um faturamento acima de R$ 4 milhões.