
O FTTH Council Americas LATAM Chapter nomeou Nelson Saito como presidente. Foto: Divulgação.
O FTTH Council Americas LATAM Chapter acaba de nomear seu novo presidente, o brasileiro Nelson Saito, gerente geral de Engenharia de Sistemas da Furukawa. Ele reassume o cargo após sete anos, período em que pode contribuiu com a entidade na diretoria dos comitês de Relações Públicas, Tecnologia e Finanças.
Agora, Nelson Saito assume a posição de Gilberto Guitarte, que a para a função de Finanças.
Na sua gestão atual, tem o desafio de dar continuidade ao projeto iniciado pelo grupo, a fim de atrair novas empresas-membro e promover a capacitação profissional em instalação de redes óticas em todos os países latinoamericanos.
“Quando falamos em promover FTTx, queremos especialmente dizer educar, treinar, capacitar e certificar os agentes nos diferentes mercados da região, que comprovadamente assume a opticalização dos sistemas”, diz Nelson Saito.
A eleição que nomeou Saito como presidente ocorreu durante a 6ª Conferência Anual LATAM - FTTH Council Americas. Durante o evento foi divulgado um estudo de mercado com os principais países da América Latina e Região do Caribe, com projeções até o ano de 2019.
“O estudo apontou que o FTTH (a fibra até a residência) na América Latina alcançou 2,66 milhões de s e 15 milhões de casas adas em dezembro de 2014, com taxas de crescimento, comparadas a dezembro de 2013, de 57% entre os s e 46% entre as residências atendida”, informa Saito.
A previsão para FTTH na América Latina aponta apara 10,5 milhões de s para 56 milhões de casas adas em 2019, abrangendo 19 países na região CALA (Caribe América Latina)
Os demais diretores do Capitulo LATAM eleitos para o período 2015/2016 são Lisa Poe (Marketing), Reinaldo Jeronymo (Regulatório), Hector Moreno (Tecnologia), Rogério Lopes (Relações com a Mídia).
Heather Gold agora presidente o FTTH Américas e Kevin Morgan é o Chairman do FTTH Américas.
Até o momento, o FTTH Council LATAM já certificou 199 profissionais latinoamericanos.