AÇO

Gerdau otimiza cotações com IA da Azure 4o945

Tempo de resposta caiu de 51 dias para apenas 16. 6p1d1h

20 de maio de 2025 - 05:02
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A Gerdau, uma das maiores produtoras de aço do mundo, implementou uma arquitetura avançada de inteligência artificial do Microsoft Azure, incluindo Form Recognizer e o Microsoft Azure OpenAI Service, para otimizar o processo de cotações para novos pedidos de aços especiais.

Enquanto o Azure OpenAI Service funciona como uma plataforma que permite que empresas e desenvolvedores em os modelos de IA desenvolvidos pela OpenAI de forma integrada e escalável, por meio da infraestrutura de nuvem da Microsoft, o Form Recognizer é um serviço que utiliza IA e aprendizado de máquina para extrair automaticamente informações de documentos diversos.

A principal problemática enfrentada pela Gerdau era a análise manual de aproximadamente mil cotações anuais de clientes. 

Segundo a empresa revela em seu site, o maior gargalo no processo de cotações ocorria durante a etapa técnica, em que os clientes forneciam especificações técnicas para a produção. 

Essa abordagem manual resultava em menor precisão e tempos de resposta prolongados, que variavam de 29 a 51 dias.

Isso não apenas demandava considerável tempo e recursos humanos, mas também estava sujeito a erros, afetando a precisão das cotações e a experiência do cliente. 

Para solucionar esse problema, a Gerdau optou por adotar uma solução alternativa de IA.

Já para amplificar sua base de clientes, implementou uma solução mais eficiente, capaz de dar respostas mais rápidas e precisas aos clientes, sem perder a escalabilidade.

O fluxo de trabalho automatizado começa com a submissão de documentos para um aplicativo criado pela Gerdau.

Os documentos são armazenados em um aplicativo criado pela Gerdau de forma automatizada e segura, com seu status rastreado.

A tecnologia do Form Recognizer extrai o conteúdo, enquanto o GPT extrai entidades específicas segundo as configurações do prompt, como composições químicas e propriedades mecânicas. 

Os dados processados são entregues em um formato estruturado para a equipe da Gerdau, agilizando a preparação de cotações. 

A implementação da IA do Microsoft Azure na Gerdau aumentou a precisão das cotações para 95% e reduziu custos em 94%. O tempo de resposta, por sua vez, caiu de 51 dias para apenas 16.

Agora, mais de 60% das interações para cotações da empresa utilizam IA para agilizar o processamento, levando a um aumento de 34% na produtividade geral. 

A precisão na extração de informações saltou de 73% para 94% para composições químicas e propriedades mecânicas, tornando as cotações mais precisas e reduzindo os erros. 

A escalabilidade da solução permitiu que a Gerdau atendesse mais clientes, crescendo de um grupo inicial de 10% para mais de 80% dos clientes ativos na ferramenta. 

Com 123 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. A companhia está presente em nove países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos.

Leia mais 6z23s

INFRA

Senac RJ migra VMware para a Azure 2qty

Há 6 dias
VAREJO

Vivo conecta 700 lojas da Magalu 404p4o

Há 8 dias
STORAGE

CyberStorage oferece armazenamento agnóstico 356gn

Há 23 dias
GESTÃO

Santa Clara faz upgrade em ERP da Microsoft 581q57

VAREJO

Gazin otimiza custos na nuvem com Cast AI 6g3h6z

NUVEM

Justiça do Trabalho: R$ 2,32 bi em nuvem do Serpro 4z525v