.png?w=730)
Foto: Depositphotos
A Gerdau, uma das maiores produtoras de aço do mundo, implementou uma arquitetura avançada de inteligência artificial do Microsoft Azure, incluindo Form Recognizer e o Microsoft Azure OpenAI Service, para otimizar o processo de cotações para novos pedidos de aços especiais.
Enquanto o Azure OpenAI Service funciona como uma plataforma que permite que empresas e desenvolvedores em os modelos de IA desenvolvidos pela OpenAI de forma integrada e escalável, por meio da infraestrutura de nuvem da Microsoft, o Form Recognizer é um serviço que utiliza IA e aprendizado de máquina para extrair automaticamente informações de documentos diversos.
A principal problemática enfrentada pela Gerdau era a análise manual de aproximadamente mil cotações anuais de clientes.
Segundo a empresa revela em seu site, o maior gargalo no processo de cotações ocorria durante a etapa técnica, em que os clientes forneciam especificações técnicas para a produção.
Essa abordagem manual resultava em menor precisão e tempos de resposta prolongados, que variavam de 29 a 51 dias.
Isso não apenas demandava considerável tempo e recursos humanos, mas também estava sujeito a erros, afetando a precisão das cotações e a experiência do cliente.
Para solucionar esse problema, a Gerdau optou por adotar uma solução alternativa de IA.
Já para amplificar sua base de clientes, implementou uma solução mais eficiente, capaz de dar respostas mais rápidas e precisas aos clientes, sem perder a escalabilidade.
O fluxo de trabalho automatizado começa com a submissão de documentos para um aplicativo criado pela Gerdau.
Os documentos são armazenados em um aplicativo criado pela Gerdau de forma automatizada e segura, com seu status rastreado.
A tecnologia do Form Recognizer extrai o conteúdo, enquanto o GPT extrai entidades específicas segundo as configurações do prompt, como composições químicas e propriedades mecânicas.
Os dados processados são entregues em um formato estruturado para a equipe da Gerdau, agilizando a preparação de cotações.
A implementação da IA do Microsoft Azure na Gerdau aumentou a precisão das cotações para 95% e reduziu custos em 94%. O tempo de resposta, por sua vez, caiu de 51 dias para apenas 16.
Agora, mais de 60% das interações para cotações da empresa utilizam IA para agilizar o processamento, levando a um aumento de 34% na produtividade geral.
A precisão na extração de informações saltou de 73% para 94% para composições químicas e propriedades mecânicas, tornando as cotações mais precisas e reduzindo os erros.
A escalabilidade da solução permitiu que a Gerdau atendesse mais clientes, crescendo de um grupo inicial de 10% para mais de 80% dos clientes ativos na ferramenta.
Com 123 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. A companhia está presente em nove países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos.