MIGRAÇÃO

Globo elimina mainframe com 3Con 6z1t6e

Trabalho envolveu reescrever alguns dos sistemas de missão crítica da empresa, escritos originalmente em Cobol/CICS. 2j732b

22 de março de 2016 - 09:48
Globo abandona o mainframe. Foto: divulgação.

Globo abandona o mainframe. Foto: divulgação.

Em um esforço para modernizar sua infraestrutura de TI e dados, a Globo realizou a migração de suas informações de um sistema em Cobol/CICS para .NET e Oracle, em um projeto realizado com a 3Con.

Com o nome de "Desliga Mainframe", o programa foi iniciado em 2013 com o trabalho de reescrever alguns dos sistemas de missão crítica da empresa, escritos originalmente em Cobol/CICS.

A migração foi realizada em sete meses durante o ano ado, ando todas as aplicações para o novo ambiente, mantendo características compatíveis com os formatos anteriores. O valor do projeto não foi aberto.

Segundo Bruno de Almeida Martins, diretor de Tecnologia de Aplicações da Globo, um dos sistemas mais críticos a ser migrado era a aplicação de Adiantamento e Prestação de Contas (APC), muito utilizado pelo Núcleo de Produção de Conteúdo da TV Globo.

Conforme explica o diretor, o sistema é essencial para o ganho de eficiência no dia a dia da produção de conteúdo da maior emissora de TV do país.

"Precisávamos migrar esses sistemas para a plataforma web, o que significava reescrevê-los em .NET, mas sem perder a funcionalidade, sem impactar o dia a dia do negócio e nem exigir novos treinamentos dos usuários", explicou.

O diretor também conta que outra exigência da empresa era que o novo sistema fosse bem parecido com o antigo em termos de funcionalidades, navegação e interatividade, evitando grandes esforços de treinamento dado o prazo curto para implantação.

“Fizemos uma reunião técnica com o time da 3CON, que compreendeu o desafio. A parceria foi um sucesso. Conseguimos migrar o APC no prazo que precisávamos e com o ganho que esperávamos", comemorou.

Fundada há 22 anos e com um faturamento anual na casa dos R$ 100 milhões, a 3CON conta com mais de 700 colaboradores e é specializada em performance e qualidade de sistemas aplicativos, desenvolvimento e sustentação de sistemas.

Leia mais 6z23s

INOVAÇÃO

Oracle e a vergonha do hardware 6le4e

Há 3619 dias
CRESCENDO

GFT expande operações no Brasil 6t92t

Há 3591 dias
LINUXONE

IBM ainda acredita no mainframe 6w1x4v

Há 3566 dias
PROCESSAMENTO

Via Varejo otimiza mainframe com 3Con d1x3x

RESULTADO

CA Technologies: lucro cai 32% 562j65

EXPANSÃO

Zup recebe aporte da Kaszek Ventures 2l5a1j

ATUALIZANDO

BNB: infra de mainframe com IBM 2n4m6y