SAÚDE

Goiás cria plataforma de transplantes com Minsait p3dp

Sidoar tem o objetivo de agilizar o gerenciamento de doações de órgãos no estado. 3n386j

18 de novembro de 2024 - 19:22
Luiselena Luna Esmeraldo, superintendente de tecnologia, inovação e saúde digital da SES-GO. Foto: divulgação.

Luiselena Luna Esmeraldo, superintendente de tecnologia, inovação e saúde digital da SES-GO. Foto: divulgação.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) contratou a Minsait, braço tecnológico do grupo espanhol Indra, para desenvolver e implantar um sistema na gerência de transplantes da pasta. 

Batizado de Sidoar, o software entregue no início do mês de setembro tem o objetivo de agilizar o gerenciamento de doações e transplantes de órgãos no estado, abrangendo todas as etapas desses processos.

Segundo a empresa, o sistema facilita a comunicação entre todos os entes envolvidos nesse tipo de expediente, garantindo a rápida obtenção de informações e acelerando os trâmites de aceite ou recusa de órgãos disponíveis para transplante.

O sistema pode ser ado por usuários externos, incluindo equipes de transplantes e profissionais de comissões intra-hospitalares de doação de órgãos e tecidos (CIHDOTTs). 

Toda a comunicação é automatizada por e-mail, o que permite o recebimento de notificações sobre a oferta de órgãos e a visualização dos dados de potenciais doadores.

Luiselena Luna Esmeraldo, superintendente de tecnologia, inovação e saúde digital da SES-GO, acredita que a integração promovida pelo sistema deve otimizar o trabalho da central de transplantes da pasta, trazendo mais agilidade aos serviços de saúde do estado e favorecendo a sinergia entre os estabelecimentos e equipes envolvidas.

“Nesse primeiro módulo, os profissionais já receberão notificações de morte encefálica e poderão consultar dados dos potenciais doadores de órgãos. Ainda está prevista, para os módulos seguintes, a inclusão de notificações de morte por parada cardiorrespiratória, uma ferramenta de busca ativa e um dashboard de indicadores gerenciais”, destaca Esmeraldo.

Criada em 2002, a Minsait faz parte da Indra, que está no Brasil desde 1996. O grupo conta com mais de 8,5 mil profissionais e escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros.

Globalmente, a Indra fechou 2023, seu último ano fiscal divulgado, com receita de € 4,3 bilhões e quase 57 mil colaboradores distribuídos em 46 países, além de operações comerciais em mais de 140.

Leia mais 6z23s

TRABALHO

Totvs reforça compromisso com saúde mental 573o24

Há 206 dias
CRISE

UFSM fechada por diarreia 4d474n

Há 233 dias
SAÚDE

Horuss AI capta R$ 17 milhões 1r2v29

Há 247 dias
MEDICINA

Setor de saúde precisa de uma cultura de dados 5h5i4h

EFICIÊNCIA

Exímio TI revitaliza Oracle na Rede de Saúde Divina Providência de Porto Alegre 3p1k13

GESUNDHEIT

Alemanha digitaliza saúde m2k2k