
A Gol possui uma frota consiste de 144 aeronaves Boeing 737. Foto: Divulgação
A Gol, uma das principais companhias aéreas do Brasil, migrou seu parque tecnológico para a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) em um projeto realizado pela Ilegra, empresa de tecnologia e design sediada em Porto Alegre.
Um dos principais motivos para a migração foi garantir a continuidade, compatibilidade e e da Oracle, já que grande parte dos produtos utilizados pela Gol são da companhia.
Além disso, também buscava o envolvimento direto da engenharia da Oracle no projeto, desde as negociações, disponibilização de treinamentos pré e pós-migração, manutenção de hardware e atualizações.
No projeto, a Ilegra entrou para entender como a antiga estrutura on-premise de datacenter funcionava, mapeando os relacionamentos das aplicações e desenhando planos com o máximo de eficiência e o mínimo, além de tempo de indisponibilidade.
Após a migração, Marcos Fábio Faria, diretor de Tecnologia da Gol, afirma que a companhia aérea registrou melhoria de performance em torno de 35% nos processos e relatórios, além de 50% de redução nos custos de e e operação do novo ambiente.
Outras melhorias foram notadas em questões de o e processamento, janelas de manutenções programadas executadas três vezes mais rápido e relatórios gerenciais rodando em no máximo 40 minutos — antes, eles levavam até três dias para serem gerados.
Há 22 anos no mercado, a Gol conta com uma equipe de 14 mil profissionais e sua frota consiste em 144 aeronaves Boeing 737.
A companhia opera cerca de 760 voos diariamente em rotas no Brasil, na América do Sul, na América do Norte e no Caribe, possuindo participação de 2,4% no mercado internacional e de 33,7% no mercado nacional.
A Ilegra existe há 20 anos e é voltada para design, inovação e software. Entre os seus clientes estão Whirlpool, FCA, Bradesco, Cielo, Cresol, Orizon, Sompo Seguros, Nidec Global Appliance, AGCO, SBT e Thomson Reuters.
Hoje, a companhia possui parcerias com a Oracle, Google, AWS, GitHub, Hashicorp e DataDog.