
Tática de engenharia social é chamada de spoofing. Foto: Depositphotos
Golpistas estão sofisticando os golpes pelos quais se fazem ar pelo atendimento de um determinado banco: agora, o celular das vítimas mostra quando toca o número oficial das instituições.
Nos últimos dias, circularam em redes sociais casos desse tipo de técnica envolvendo o Nubank, um dos maiores bancos digitais do país.
Neste caso, o criminoso "camufla" seu número real e o número oficial do Nubank aparece no celular do cliente — uma técnica chamada de “spoofing”.
"Esta é mais uma tática de engenharia social que ocorre fora do ambiente dos aplicativos das instituições financeiras e tem como intuito "fisgar" as vítimas para que elas realizem operações indevidas", diz o Nubank em nota.
Um dos clientes da fintech, Bruno Predolin, divulgou no X (ex-Twitter) que ou pelo golpe na manhã da última quarta-feira, 25.
Em seu caso, Predolin explica que o número camuflado ligou para seu celular falando sobre uma compra suspeita e para apertar o dígito 2 caso não reconhecesse.
Quando o número foi clicado, o telefone caiu em um atendente, que tenta entender o que aconteceu e que vai ajudar o cliente pelo aplicativo — o qual Predolin não possui, pois não utiliza a conta há um ano.
"Eu não tenho app, nada. Só queria que ele me confirmasse se essa compra ocorreu de verdade. Respondi que não tenho o app e não uso a conta. Do nada, ele me pergunta: você usa algum banco?, tentando recalcular a rota do golpe", relata o homem.
No blog do Nubank, o banco tem alertado seus clientes sobre esta tática. Conforme o Valor Econômico, a empresa também lançou uma página especial de segurança, ressaltando os golpes mais comuns.
“Caso algum cliente seja vítima de golpe em decorrência dessa ou de qualquer outra abordagem, o primeiro o a ser tomado é entrar em contato em nossos canais de atendimento, disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, para que sejam tomadas as medidas cabíveis", declara o Nubank.