.png?w=730)
O governo afirma em nota que “assim que o sistema for restabelecido, será publicado um novo cronograma do edital" afetado (Foto: Depositphotos)
O datacenter da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco sofreu um ataque cibernético nesta última segunda-feira, 28, segundo informou o governo do estado.
A invasão comprometeu os dados e processos da pasta, afetando o edital para a seleção de gestores da Gerência Regional de Educação, órgão que faz parte da estrutura básica da secretaria, que segue indisponível.
O governo afirma em nota que “assim que o sistema for restabelecido, será publicado um novo cronograma do edital”, o qual originalmente se estendia até 4 de abril.
Recentemente, outros órgãos governamentais têm sofrido ataques cibernéticos. No início deste mês, a Prefeitura de Belém do Piauí, cidade piauiense com cerca de 3,6 mil habitantes, sofreu um suposto ataque cibernético com o roubo de R$ 353,8 mil das contas da Secretaria de Saúde do município.
Já no ano ado, foi a vez do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS). O órgão teve suas atividades suspensas após ser tomada a decisão de tirar os sistemas do ar para evitar danos.
A Prefeitura do Rio de Janeiro também foi vítima de um ataque cibernético e tirou seus sistemas do ar. O problema foi detectado por técnicos da Empresa Municipal de Informática (IplanRio).
O Sebrae chegou a confirmar um ataque cibernético que provocou interrupção e instabilidade em seu portal, que entrou em manutenção para a apuração das causas da invasão.