Investimentos em pequisa e desenvolvimento no governo e nas empresas brasileiras estão na mira do ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A pasta instalou nessa terça-feira, 29, a Rede de Indicadores Estaduais de Ciência e Tecnologia (C&T).
O intuito é saber quanto se está investindo em pesquisa e desenvolvimento e outras atividades científicas e quais os resultados em termos de registro de patentes e produção de artigos científicos.
“Nós não temos como medir qual é o impacto ou o efeito da política de C&T se a gente não consegue medir lá na ponta o que está acontecendo na produção”, diz Fernanda De Negri, da Assessoria de Acompanhamento e Avaliação da Secretaria Executiva do MCTI.
Segundo Fernanda, a informação estará disponível em dados nacionais ou por estado, e incluirá os dados de investimento das unidades federativas.
Conforme o MCTI, os estados investem cerca de R$ 3 bilhões anuais no setor, valor próximo do gasto do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), uma das principais fontes de recursos do ministério (que tem orçamento previsto de R$ 8,5 bilhões para 2012).
A expectativa do ministério é que no final de 2012 comecem a ser publicados os primeiros índices.
30 de novembro de 2011 - 14:40