
Nove empresas e uma entidade internacional da área de TI se reuniram nessa quarta-feira, 13, com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, para conhecer as iniciativas do governo para a área de semicondutores no Brasil.
As empresas foram convidadas a "atuar como parceiras do desenvolvimento" do setor no país.
O convite foi acompanhado de dados como a estimativa de vendas da ordem de 15 milhões de computadores no país nesse ano, segundo o ministério.
Copa do Mundo, Olimpíadas e expectativa de expansão do mercado de televisores e de celulares também entraram na lista de atrativos do Brasil para o setor.
“Queremos usar o instrumento mais forte que temos que é o nosso mercado interno para estimular mais investimento, mais conteúdo local e mais P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Vamos desenvolver todos os esforços possíveis para trazer para o Brasil a indústria de semicondutores”, disse Mercadante.
O ministro cita também a política de incentivo fiscal já existente e a articulação para impulsionar o setor.
Participaram do encontro, representantes das empresas Alcatel-Lucent, AMD, Apple, CISCO, IBM, QUALCOMM, Motorola, NCR e RIM.
A diretora de Política Global do Information Technology Industry Council (ITI), Maria Medrano, também participou do encontro.