.jpg?w=730)
A empresa atua na produção e comercialização de grãos, farelos, óleos vegetais e biodiesel. Foto: divulgação.
A Granol, que atua na produção e comercialização de grãos, farelos, óleos vegetais e biodiesel, migrou do data center tradicional para a nuvem da Microsoft Azure em projeto com a SOU.cloud, consultoria especializada em soluções da marca.
Com o negócio em expansão, a companhia precisava minimizar despesas com infraestrutura e modernizar suas operações. Na busca por uma solução, escolheu a plataforma da Microsoft devido à segurança e integração, além de considerá-la a com o melhor custo-benefício.
Devido ao volume de transações no período, a janela de tempo disponível para a migração era de apenas um final de semana, mas a transição levou somente 24 horas sem que os negócios parassem. No dia do go live, a equipe da SOU.Cloud pôde ir para casa às 17h.
“Quando começamos a trabalhar, foi como uma segunda-feira qualquer. Não tivemos a sensação de mudança brusca porque tudo estava funcionando tranquilamente, graças a todo o preparo anterior e aos profissionais envolvidos”, conta Ricardo Janotta, coordenador de TI da Granol.
A Granol já tinha outros recursos em nuvem, como o Microsoft 365, mas, segundo a empresa, a mudança de infraestrutura foi uma quebra de paradigma — trazendo mais segurança e escalabilidade, além de deixá-la pronta para os desafios da pandemia.
O resultado teria sido um impacto positivo na produtividade da equipe técnica, acelerando a realização de projetos, assim como benefícios financeiros a partir da queda na demanda de estrutura técnica e de pessoal para resolver problemas de maquinário.
“São ganhos em tempo, em facilitadores, em segurança, foi um processo que fez muito sentido para a Granol”, avalia Janotta.
Nascida em 1965, a Granol conta com cinco complexos industriais, 24 regionais de compra e armazenagem de grãos, três usinas de biodiesel, duas usinas de glicerina e uma fábrica de lecitina, além do escritório matriz em São Paulo.
“Ficamos felizes de saber que as expectativas da empresa e dos colaboradores foram e continuam sendo atendidas. Estamos aqui para ajudar a Granol a alcançar a sua melhor versão na nuvem”, afirma Fábio Junges, CEO da SOU.cloud.
A SOU.Cloud é resultado da fusão das operações de computação em nuvem da Teevo e da LGTi, duas parceiras tradicionais da Microsoft. A empresa tem 25 funcionários e 1 mil clientes, entre eles Havan, Zilor e Agrodanieli.
A consultoria já obteve a certificação Azure MSP Expert, um selo que só é detido por menos de 100 parceiros da Microsoft em todo mundo, incluindo cerca de uma dezena deles com atuação no Brasil, como a Softline, Claranet e Dedalus, além de grandes multinacionais como Atos, SoftwareOne e Wipro.