INICIATIVA

Grendene ensina programação 685i4d

Gigante de calçados tem curso de tecnologia para 100 filhos de funcionários. 492l28

08 de maio de 2023 - 12:08
Daniel Gandolfi, gerente de inovação da Grendene. Foto: Divulgação

Daniel Gandolfi, gerente de inovação da Grendene. Foto: Divulgação

A Grendene, uma das maiores fabricantes de calçados do país, começou a oferecer um curso de desenvolvimento de software para 100 filhos dos seus funcionários, em parceria com a Oracle.

O curso online, com 420 horas de duração, conta com disciplinas como lógica de programação, empreendedorismo, HTML, CSS, Javascript e Phyton.

O projeto é voltado para maiores de idade que tenham concluído o ensino médio na rede pública ou como bolsistas em escolas particulares. 

Batizada de UG Jovem, a iniciativa é uma parceria do laboratório de inovação da companhia, o Bergamotta Labs, com a Universidade Grendene, universidade corporativa da empresa, e o Oracle ONE, um programa de educação e empregabilidade da multinacional.

“É uma maneira de trabalhar a inovação como transformação social, abrindo novas possibilidades para diversas famílias. Outro objetivo é aumentar nossa agilidade e assertividade no recrutamento de profissionais de tecnologia”, afirma Daniel Gandolfi, gerente de inovação da Grendene.

O plano pode parecer algo inusitado, mas só para quem não conhece o tamanho da área de tecnologia da Grendene. 

A empresa tem 160 funcionários na TI, um número bastante acima da média para uma empresa do seu porte e setor. 

Entre outras coisas, eles trabalham no desenvolvimento e manutenção de uma versão muito customizada do sistema de gestão da Datasul, que já roda na empresa desde o final dos anos 90. 

A Grendene também usa algumas tecnologias da Oracle para a área de marketing digital, como o Commerce Cloud, Responsys e Mayimyzer, o que explica o envolvimento da multinacional na iniciativa.

Com cerca de 17 mil funcionários, a maioria em quatro unidades industriais distribuídas no Ceará e Rio Grande do Sul, a Grendene tem ainda um bom pool de candidatos para o curso.

Fundada em 1971 em Farroupilha, na Serra Gaúcha, a Grendene é conhecida pelas marcas de calçados de plástico Melissa, Grendha, Zaxy e Rider, entre outras, disponíveis em 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do país. 

A Grendene teve uma receita bruta de R$ 3,1 bilhões em 2022, uma alta de 9,6% em comparação ao ano anterior.

Leia mais 6z23s

BRANDING

Empresas Randon agora é Randoncorp 21194g

Há 747 dias
SEXTOU

Ambev vai identificar nível alcoólico pela voz 515l46

Há 750 dias
COBRANÇA

Recovery negocia dívidas com inteligência artificial 4t4t62

Há 750 dias
RETAILTECH

Lojas Renner faz primeiro aporte internacional 346n5v

DINHEIRO

Fim das transferências DOC e TEC 4l4n54

RELAÇÕES

Itaú: casamento com AWS é relacionamento aberto 2g311n