PROPAGANDA

Grupo ABC entra em Big Data 5f3a4l

Grupo fechou um acordo com a 2Action2Action para formar uma unidade de gestão de inteligência de dados. 6k13h

28 de abril de 2015 - 09:38
Nizan Guanaes: "Deixe eu dar uma olhada nesses dados". Foto: divulgação.

Nizan Guanaes: "Deixe eu dar uma olhada nesses dados". Foto: divulgação.

O Grupo ABC fechou um acordo com a 2Action2Action, empresa que vinha atuando como consultoria em estratégias digitais para agências de publicidade, para formar uma unidade de gestão de inteligência de dados do grupo, batizada de Mindigitall.

A nova empresa terá uma equipe de 15 profissionais dedicados à tarefa de coletar, segmentar, interpretar e integrar os dados ao trabalho de comunicação desenvolvido pelas agências do grupo.

O novo negócio terá acordos com parceiros como Adobe, DoubleClick/Google, MediaMath, Turn, Melt e Tail Target.

“Este é um movimento de longo prazo dentro da expansão do ABC. Ele permitirá ao grupo oferecer a seus clientes e a suas agências a melhor gestão da enorme massa de dados disponíveis hoje para a publicidade e os negócios em geral”, declarou Guga Valente, CEO do Grupo ABC, em comunicado.

Fundada por Ernani Vidal Araujo, um ex-gerente de projeto da multinacional de marketing digital Aunica, a 2Action atendia agências de publicidade como África e DM9DDB (duas agências do grupo ABC) e empresas como B2W.

A nova empresa representa também uma mudança de atitude (ou talvez apenas de discurso) a respeito de big data por parte do Grupo ABC.

Ainda em maio de 2013, Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC, publicou um artigo cético sobre o fenômeno big data na Folha de São Paulo.

O empresário, um dos nomes mais reconhecidos da publicidade brasileira, usou o que então era um termo emergente de escada para fazer a defesa do papel dos publicitários na estratégia das empresas, ainda que os dois campos não estejam relacionados de maneira contraposta .

“Às vezes, é preciso deixar de lado a mania de querer provar. Nem tudo é exato. Os dados servem para nos formar e informar, mas a intuição é a mãe da invenção. E intuição é quando as pessoas parecem falar uma coisa e você percebe que elas estão dizendo outra”, analisa Guanaes.

Em setembro de 2012, o publicitário lançou a África Zero, uma nova agência da holding baseada segundo o artigo em “intuição” como a “base de tudo, com zero de burocracia e quase zero de pesquisa”.

Aparentemente, a bem sucedida intuição de Guanaes decidiu que era hora de apostar em big data.

Leia mais 6z23s

REESTRUTURAÇÃO

Terra contrata diretora comercial c352b

Há 4029 dias
PUBLICIDADE

ABC, de Nizan, compra a Escala 3o2j63

Há 3900 dias
PROPAGANDA

Senior contrata DM9Sul 244s3n

Há 3841 dias
APP

Spoleto: fidelização com Bonuz 9189

RESULTADOS

Twitter: receita sobe e usuários estacionam q3834

BIG DATA

IBM vai cobrar US$ 2 mil por Twitter Analytics 2i4j5n

AGÊNCIA DIGITAL

Grupo ABC adquire a Salve 147n

FINANCEIRO

Sicoob: solução de big data com IBM 6q5l5v