
Jeferson Bertolini, Chief Technology Officer (CTO) da Bertolini. Foto: LinkedIn
O Bertolini, um grupo industrial gaúcho com atuação em sistemas de armazenagem, soluções em aço para a indústria, móveis de aço, móveis planejados e logística, acaba de ingressar no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul, o TecnoUCS.
Com mais de 1 mil funcionários, a companhia fatura cerca de R$ 850 milhões ao ano e é dona das empresas Bertolini Móveis, Bertolini Sistemas de Armazenagem, Evviva Móveis Planejados, Logber Logística, Bertolini fornecedora de tubos, slitter e chapas de aço e Save Space.
Com a parceria, o Grupo a a ser a primeira empresa sediada fora de Caxias do Sul a se tornar residente no local, ocupando um espaço de 82 metros quadrados.
Assim como a companhia a a residir na Universidade, os alunos poderão utilizar a empresa como um "campo de pesquisa".
Para Jeferson Bertolini, Chief Technology Officer (CTO) da Bertolini, a parceria com a UCS representa o reforço da inovação do Grupo.
“Essa parceria é um novo o na história da Bertolini. Sempre estivemos muito focados em desenvolver nossas habilidades. Queremos compartilhar esse desenvolvimento e também aprender coisas novas. Compartilhar conhecimento”, afirma Bertolini.
Conforme Gelson Leonardo Rech, reitor da UCS, a vinda da Bertolini para o Parque representa a regionalização do TecnoUCS.
“Percebemos o cuidado da Bertolini com o conhecimento e o aprendizado contínuo. E isso poderá ser impulsionado ao colocarmos à sua disposição o que temos de melhor: os nossos profissionais, para além de nossas estruturas físicas, pessoas dedicadas a transformar o mundo em um lugar melhor a partir do conhecimento, que gera tecnologia e inovação”, declara Rech.
O TecnoUCS faz parte da Agência de Inovação UCS iNOVA, estrutura de articulação entre Universidade de Caxias do Sul, empresas, governo e comunidade para o desenvolvimento de pesquisas, projetos, serviços e negócios.
Atualmente, o Parque reúne 90 empresas, como Marcopolo, Instituto Hercílio Randon, Ford e Sicredi, conectando mais de 2,8 mil empresas, instituições, entidades de classe e prefeituras via prestação de serviços.
Até o final do ano, o TecnoUCS deve chegar a 50 startups.