CAMPO

Grupo Bom Jesus: conectividade 4G com Vivo 3ih2w

Projeto cobre área de 28 mil hectares de fazendas da companhia, com frequência de 700 MHz. 67h4y

09 de maio de 2024 - 13:23
m 2022, a soja liderou o faturamento da companhia (Foto: Depositphotos)

m 2022, a soja liderou o faturamento da companhia (Foto: Depositphotos)

O Grupo Bom Jesus, gigante agrícola do Mato Grosso, escolheu a Vivo para levar conectividade 4G para uma área de 28 mil hectares de algumas de suas fazendas, através da frequência de 700 MHz.

Na prática, o projeto consiste em um ecossistema digital com conectividade para habilitação de soluções de Internet das Coisas, inteligência artificial e machine learning, com foco em aumento de eficiência e produtividade.

A infraestrutura também inclui as redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M), específicas para ar aplicações digitais no campo. 

Enquanto a rede NB-IoT responde melhor por dispositivos estáticos , com aplicações de sensoriamento do clima como temperatura ambiente, umidade do solo e incidência solar; a tecnologia LTE-M apresenta melhor performance em aplicações que demandam mobilidade, como telemetria de maquinários agrícolas.

Como parte do projeto, a Vivo ainda será responsável por toda a infraestrutura física do grupo, que vai desde a construção de torres até backhauls, de modo a cobrir toda a operação.

Segundo o Grupo Bom Jesus, a iniciativa possibilitará tomadas de decisões de negócio mais rápidas, apoiadas por um ecossistema tecnológico aderente às necessidades do campo. 

A empresa destaca que vem evoluindo há alguns anos seu processo de digitalização, mas agora, com conectividade cobrindo toda a área de cultivo, poderá ampliar os controles da operação e ter acompanhamento em tempo real.

Com base em Rondonópolis, no Mato Grosso, o Grupo Bom Jesus foi fundado em 1976 e produz sementes, grãos e fibras, além de se especializar na comercialização e logística do setor do agronegócio.

A empresa possui uma área de mais de 374 mil hectares cultivados e uma produção de 1.613 mil toneladas na safra 2021/2022. Em 2022, a soja liderou o faturamento da companhia, com cerca de R$ 122 milhões.

Leia mais 6z23s

AGRONEGÓCIO

Cotrirosa aposta em soluções da Senior l162k

Há 378 dias
SINAL

RS precisa de modems 6y4yv

Há 380 dias
NUVEM

Um Telecom terá data center no Parqtel 2l5n3q

Há 392 dias
HOTELARIA

Accor implementa Wi-Fi 6 com Cisco n4a2f

CONECTIVIDADE

Vivo: 4G e 5G no metrô de São Paulo 4g1r5u

CONECTIVIDADE

Recife terá Wi-Fi 6 gratuita com Um Telecom 5q1h2u