.png?w=730)
Foto: Divulgação
Recife, capital de Pernambuco, vai instalar 2 mil pontos de o gratuitos de fibra óptica Wi-Fi 6, a mais recente geração da tecnologia, abarcados pela infraestrutura da Um Telecom, operadora de telecomunicações com atuação no Nordeste.
Com largura de banda de até 3Gbps, a iniciativa faz parte do Conecta Recife, um programa de digitalização da cidade, a nona mais populosa do Brasil, com quase 1,5 milhão de habitantes.
A Um Telecom fornecerá toda a infraestrutura em fibra óptica, os diferentes equipamentos para o o e, também, os meios para ar essa tecnologia, como postes, fios e outros materiais necessários.
Até o momento, 300 os já estão disponíveis na metrópole, entre as modalidades indoor e outdoor em áreas livres, como praças, parques, ruas, avenidas e prédios públicos.
Com isso, os frequentadores do calçadão de Boa Viagem e da Praça do Marco Zero já podem se conectar, assim como os transeuntes do Parque da Jaqueira e os jovens nos Centros Comunitários da Paz (Compaz).
A conectividade também alcançará os usuários nos postos de saúde e hospitais, estudantes da rede municipal, comerciantes e clientes nos mercados públicos da capital pernambucana.
Segundo os responsáveis pela iniciativa, a rede será independente da utilizada pelos servidores municipais, mas terá um sistema para que a Empresa Municipal de Informática (Emprel) possa realizar toda a gestão dos os.
Desta forma, a Emprel poderá vetar a conexão a sites que possam colocar em risco os usuários do sistema, como a deep e dark web
Fundada em 2010, a Um Telecom tem sede em Recife e oferece soluções em conectividade, segurança da informação e cloud computing.
A empresa conta com mais de 20 mil km de fibra óptica instaladas na região Nordeste, atendendo aos segmentos corporativo, setor público, provedores de internet (ISP) e operadoras (carriers).