VAREJO

Grupo Casas Bahia processa dados com Microsoft 6b6dh

Projeto executado em um final de semana zerou incidentes durante a Black Friday. d5j55

25 de abril de 2024 - 13:51
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Grupo Casas Bahia, um dos maiores do varejo brasileiro, adotou duas soluções da Microsoft para aumentar sua capacidade de processamento de dados e dashboards.

O projeto desenvolvido para a Black Friday de 2023 contou com a adoção das ferramentas Fabric e do dimensionamento automático do Power BI .

A primeira tecnologia ajuda a organização a gerenciar, interpretar e agir com base em dados e insights, enquanto o autodimensionamento evita lentidões causadas pela limitação de capacidades sobrecarregadas.

O principal desafio da empresa era manejar o grande volume de dados que atingem um pico durante a Black Friday.

Segundo o grupo, era preciso lidar com uma base de mais de 12 mil usuários ativos que necessitavam de o imediato a insights específicos durante o período promocional, de modo a possibilitar a tomada de decisões ágeis em todos os setores da organização.

Pensando nisso, a companhia buscava uma solução que eliminasse gargalos que impedissem o fluxo de seu ambiente de análise de dados, o qual gera relatórios para a equipe de vendas e para o combate de fraudes.

Inicialmente, o conglomerado contatou a Microsoft um mês antes do evento em busca de aumentar a capacidade base do Power BI , mas compreendeu que, caso seguissem esse caminho, não teriam o resultado esperado.

Até aquele momento, a companhia já gerenciava mais de três mil relatórios distribuídos por 208 espaços da ferramenta.

Nesse cenário, a alternativa foi expandir a capacidade de processamento através do Fabric, um solução até então recém-lançada no mercado, com a qual a empresa não possuía nenhuma familiaridade. 

Por conta disso, o contexto  causou inseguranças à empresa, que temia não ter suas necessidades atendidas.

A partir da decisão de, de fato, aderir à solução, o projeto foi desenrolado entre a sexta-feira antes do período crítico da Black Friday e a segunda-feira antes do evento.

Em um primeiro momento, foi realizada uma avaliação de ambiente para que houvesse um entendimento mais claro das lacunas e pontos de oportunidade para o melhor consumo.

Depois, foi criada uma força-tarefa para realizar o mapeamento e a implementação dos ganhos para a evolução do ambiente.

Nessa etapa foi implementada uma melhor distribuição dos espaços de trabalho, a limpeza dos painéis críticos e uma melhor estrutura de implantação.

Em seguida, foram feitas as primeiras otimizações para que a empresa pudesse implementar um centro de excelência.

A segunda etapa do projeto teve início perto da Black Friday, com o apoio de um engenheiro de dados da Microsoft, responsável por definir um plano de ação.

A partir dessa fase, foi criado um ambiente para o envio de relatórios dentro do Fabric, e, em paralelo, o dimensionamento automático do Power BI foi acionado para ambientes já existentes.

Desta forma, os espaços de trabalho foram distribuídos entre as duas soluções, a fim de aumentar a resiliência e a capacidade de processamento da organização. Aqui, o objetivo era minimizar o risco e o impacto de possíveis incidentes.

"Ficamos muito felizes com a facilidade de adoção da ferramenta. Com pouco tempo para estudar, conseguimos adotar rapidamente a plataforma. Ficamos tranquilos pelo fato de já termos trabalhado com todo o pacote da Microsoft e o bom e que tínhamos”, conta Bruno Vinícius dos Santos, gerente de BI e analytics do Grupo Casas Bahia.

Segundo o Grupo Casas Bahia, o projeto superou as expectativas das equipes e foi um sucesso no que diz respeito à estabilidade do ambiente, geração de relatórios e uso de dados. Isso trouxe ganhos para a empresa ao eliminar possíveis perdas financeiras.

"Não houve incidentes e, dada a configuração de última hora, isso é um sucesso absoluto. Ouvimos muitos elogios das áreas de negócio sobre a estabilidade do ambiente", pontua Robson Soares de Oliveira, coordenador de business analytics do Grupo Casas Bahia. 

Com mais de seis décadas de atuação, a Casas Bahia possui mais de 900 lojas localizadas em 21 estados e no Distrito Federal, além de operações de e-commerce e um aplicativo próprio.

Seu grupo também detém as marcas Pontofrio, Bartira, Extra.com, banQi, Rede Celer, ASAPLog e CNT.

Criada em 1975, a Microsoft tem negócios em 190 países e conta com cerca de 144 mil funcionários. A companhia está no Brasil há 34 anos, com sede em São Paulo.

Leia mais 6z23s

INOVAÇÃO

Coca-Cola fecha acordo de US$ 1,1 bilhão com Microsoft 2ym43

Há 395 dias
PROTEÇÃO

Microsoft e Solo Network incrementam segurança cibernética 5t5w2

Há 396 dias
NUVEM

TW Transportes adota Azure com SOU.cloud 3t353h

Há 401 dias
ESPETOS

Microsoft: senhas largadas em servidor 4h4z6x

IA

Microsoft projeta data center avançado com OpenAI 33f6g

JANELAS

Microsoft: saída mais fácil da Azure 1h5f3s