
Totvs implantou solução no Grupo Cem. Foto: Divulgação.
Problemas com retrabalho, crescimento limitado, falta de processos estruturados, falhas na informação gerencial e lentidão para a tomada de decisão foram os motivos que levaram o Grupo Cem Participações a substituir um sistema gerencial caseiro pela solução da Totvs.
De acordo com Carlos Tacinari, diretor istrativo financeiro do Grupo Cem, logo no início do processo de implantação a empresa conseguiu os subsídios necessários para começar as modificações na gestão.
“Já na especificação do projeto identificamos várias falhas que cometíamos e aproveitamos para reorganizar nossos processos nos preparando de antemão para o ERP”.
Para que a solução da Totvs atingisse o objetivo de estruturar melhor a gestão da empresa, foi preciso um bom planejamento de implantação, treinamento dos usuários e a superação de alguns desafios, como a resistência à mudança e aos novos processos.
Hoje, com a solução já implantada há pouco mais de um ano, o Grupo Cem visualiza bons resultados, com ênfase para a integração entre departamentos.
“Agora conseguimos ar de qualquer lugar todos os processos e resultados do grupo, além de termos à nossa disposição uma gama muito rica e diversificada de relatórios que facilitam a tomada de decisão”.
As mudanças pós-implantação não foram somente gerenciais. Houve transformação da cultura da empresa e até a contratação de novos profissionais para reestruturar a área de TI.
“Possuímos uma única fonte de dados, usuários capacitados e uma redução de custos há muito tempo desejada pela gestão do grupo”, conclui o diretor.
O Grupo Cem é uma holding formada por 12 empresas. Companhia foi responsável pelo lançamento de mais de 130 empreendimentos imobiliários, comercializando mais de 30 mil unidades. Está presente em 33 municípios de São Paulo, sul de Minas Gerais e Goiás.
Com mais de 30 mil clientes, o Grupo Cem prospecta, adquire áreas, incorpora, aprova, executa a infraestrutura e comercializa empreendimentos urbanísticos.
A Totvs fechou o primeiro trimestre com receita líquida de R$ 431,9 milhões, aumento de 15,4% em relação ao primeiro trimestre de 2013.