.png?w=730)
oOGrupo IESA tem 40 lojas distribuídas pelo Rio Grande do Sul (Foto: Depositphotos)
O Grupo IESA, conglomerado gaúcho de concessionárias automotivas, adotou o software da Dootax, plataforma paulista de automação fiscal, para diminuir a burocracia tributária do negócio.
Antes da implementação, em junho deste ano, a geração e o pagamento de guias eram feitos manualmente e a empresa acabava enfrentando atrasos nesses processos.
“Como o prazo de vencimento desses documentos é curto e o processo de preenchimento é complexo, eles geravam transtornos para a equipe, que precisava correr contra o tempo para suprir toda a demanda”, conta Marcelo dos Reis, Diretor do Grupo IESA.
Tudo isso foi intensificado com a estreia da empresa no mercado de e-commerce, que fez com que as vendas do grupo acontecessem a nível interestadual, tornando ainda mais complexos os processos internos da companhia.
Após uma semana da implementação, o trabalho burocrático, que levava uma manhã inteira para ser concluído pela equipe financeira do grupo, ou a ser feito em poucos minutos.
Diariamente, a empresa economiza quatro horas de trabalho da equipe fiscal e uma hora de trabalho da equipe financeira.
Por estar conectado na nuvem, assim que a startup recebe os documentos fiscais emitidos pelo Grupo IESA, a ferramenta já identifica para qual estado as peças automotivas foram comercializadas e qual o valor do imposto a ser pago.
Fundado em 1992 e com sede em Porto Alegre, o Grupo IESA tem 40 lojas distribuídas pelo Rio Grande do Sul. Seu portfólio conta com marcas como BMW, Mini, Volvo, BYD, Harley Davidson, RAM, Jeep, Fiat, Nissan e Renault.
Em atuação desde 2018, a Dootax tem mais de 35 mil CNPJS cadastrados na plataforma e já processou mais de R$ 63 bilhões em tributos. Entre seus clientes, estão nomes como Ambev, Azul Linhas Aéreas, C$C, Centauro, Gerdau, Magalu, Nestlé, O Boticário, Renner e Yamaha.