
Foto: divulgação.
O Grupo Polar, especializado em soluções para a cadeia fria de produtos farmacêuticos, adotou a solução da Totvs para garantir um maior controle de dados e de informações no armazenamento e transporte de remédios termolábeis, como a vacina contra a Covid-19.
Por trabalhar com insumos e produtos que exigem muito cuidado e atenção, a companhia sentiu a necessidade de contratar um sistema de gestão capaz de centralizar informações e ajudar no gerenciamento dos processos internos.
"Nos faltava uma base consolidada de informações para a tomada de decisões gerenciais e para operar as funções básicas de gestão de controles", conta Gilberto Codarin, diretor istrativo financeiro do Grupo Polar.
Para atender essa demanda, o grupo escolheu o Totvs BackOffice - Linha Protheus, voltado ao controle de planejamento de compras, recebimentos, estoque, contas a pagar e produção.
“No caso do Grupo Polar, a necessidade de o em tempo real dos processos e informações ganha um peso a mais, uma vez que se trata de produtos essenciais", destaca Angela Gheller, diretora de manufatura, logística e agroindústria da Totvs.
Com o novo sistema, a empresa afirma ter informações precisas em seu processo para garantir o cumprimento das normas da Anvisa, que impõe uma série de regulamentações sobre o monitoramento de tempo e temperatura dos medicamentos.
"Para nós, a principal vantagem da parceria com a Totvs foi conseguirmos trabalhar de forma integrada, gerando economia de recursos, evitando retrabalho e aumentando muito a nossa produtividade", avalia Codarin.
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Polar detém as empresas Polar Técnica, Valida Laboratório de Ensaios Térmicos, Cibragel e Polar Store.
Através delas, atua na chamada cadeia fria, desenvolvendo elementos térmicos (gelos) e fabricando caixas, bolsas térmicas, dataloggers, rastreadores e monitores de temperatura, incluindo serviços de qualificação e validação destes sistemas.
No laboratório, possui um time de farmacêuticos e engenheiros que implementam a qualificação de embalagens, equipamentos, armazéns e frotas refrigeradas, além do controle de refrigeração no momento do transporte.
Isso permite a atuação da empresa no segmento de vacinas, incluindo as contra a Covid-19. Neste caso, há imunizantes que exigem, por exemplo, um armazenamento e controle térmico a -70ºC em um processo no qual erros resultam em desperdício de doses.
A Totvs está em um ótimo momento. Com uma receita líquida de R$ 2,59 bilhões em 2020, uma alta de 13,8%, a companhia teve no ano ado o seu melhor resultado em mais de uma década, ficando atrás só dos 15,6% obtidos em 2009.