
A conexão possibilitará implementar projetos de monitoramento em tempo real. Foto: Depositphotos
O Grupo Stracci, companhia baiana com atuação nos setores agrícola e pecuarista, vai adotar o sinal 4G da TIM em uma área de 5,2 mil hectares no Oeste da Bahia.
Conforme Lucas Stracci, diretor técnico do Grupo Stracci, a conexão possibilitará implementar projetos de monitoramento em tempo real, otimizando o trabalho das máquinas e monitorando a produção agrícola e o rebanho.
As aplicações da conectividade incluem o monitoramento da produção de grãos, verificação de cerca elétrica para o gado e acompanhamento da água e da alimentação dos animais.
Com isso, o objetivo é otimizar a performance operacional, aumentar a produtividade e reduzir custos.
“A expectativa é alcançar uma redução de pelo menos 10% nos custos operacionais e direcionar esses recursos para aumentar o rebanho, visando aumentar a margem de lucro e diminuir os custos globais”, projeta Stracci.
O projeto marca a primeira parceria da TIM no segmento pecuarista do país. Atualmente, a operadora conecta cerca de 14,4 milhões de hectares com 4G no Brasil. A meta da empresa é alcançar 16 milhões de hectares ainda em 2023.
“A Bahia é uma região estratégica para a companhia e essa, sem dúvida, é mais uma parceria de sucesso e muito importante no Oeste baiano”, afirma Paulo Humberto Gouvea, diretor de soluções corporativas da TIM Brasil.
A TIM nasceu em 1995 no Brasil após a divisão das atividades de telefonia fixa e móvel da Telecom Itália e conta com mais de 50 milhões de clientes. Em 2022, a empresa listada na B3 e na NYSE teve uma receita líquida de R$ 21,6 bilhões, um crescimento de 19,5% sobre o ano anterior.
Fundado em 1984 em Barreiras, no interior da Bahia, o Grupo Stracci cultiva soja e milho, além de atuar na cria, recria e engorda de bovinos da raça Angus. Atualmente, suas operações estão presentes no Oeste da Bahia e no Tocantins.