AUTOMAÇÃO

GS1 vai contribuir com o novo Plano Diretor da Embrapa n17v

A entidade pretende contribuir com o desenvolvimento de pesquisas de sistemas de automação. 513z3y

31 de julho de 2019 - 10:54
João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil. Foto: Divulgação.

João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil. Foto: Divulgação.

A Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) agora integra o grupo de convidados externos para a construção do novo Plano Diretor da Embrapa (VII PDE). 

Com isso, a entidade pretende contribuir com o desenvolvimento de pesquisas de sistemas de automação, além de promover padrões GS1 de identificação em produtos agrícolas, com a finalidade de aumentar a qualidade dos alimentos produzidos no país.

“A automação bem orientada proporciona o diferencial competitivo a todos os empresários, pois racionaliza processos, eleva a produtividade e diminui custos”, diz João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil. 

Na agricultura, os padrões GS1 (códigos de barras são os mais conhecidos) dão início à identificação única e inequívoca de cada produto do campo, proporcionando processos orientados à rastreabilidade em toda a cadeia de abastecimento, desde o produtor até o consumidor. 

Há uma parceria da associação com a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) para atender pequenos agricultores na criação de um sistema de rastreabilidade em folhas, legumes e vegetais. A exigência da rastreabilidade desses produtos faz parte da Instrução Normativa Conjunta (INC) n° 2, de 08/02/18, da Anvisa e do Mapa.

Outra parceria da entidade é com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Nesse caso, o trabalho deu origem ao selo de importação que identifica cada fardo de algodão exportado e agrega mais valor ao produto.

A Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. 

No Brasil, a organização tem 58 mil associados.

Leia mais 6z23s

CARREIRA

Agis tem gerente de vendas para automação 1e635s

Há 2221 dias
NUVEM

Koin: automação na AWS com Mandic 424l3e

Há 2234 dias
MONITORAMENTO

Votorantim Energia tem app com Elipse 4k15t

Há 2618 dias
FUTURO

Lançada Câmara Brasileira da Indústria 4.0 192i15

CÓDIGO DE BARRAS

Código Verde rastreia espécies da Mata Atlântica 3y402y

SUMMIT 4.0

GS1 tem evento sobre IoT em SP 382v4u

COISAS

Finep tem R$ 1,5 bilhão para IoT 574q3q