
Foto: divulgação.
A Heineken adotou a plataforma de IA da Vidmob, uma empresa estadunidense especializada em inteligência criativa, para analisar os vídeos que promoviam o Heineken Village, espaço da marca em Interlagos, no Instagram e no Facebook.
A solução escolhida usa análise de dados para impulsionar os resultados de desempenho de marketing. Para isso, decupa anúncios, frame a frame, e identifica todos os elementos que aparecem na imagem.
Entre os elementos analisados, estão informações como: se há pessoas na peça, a feição que apresentam, se o vídeo é indoor ou outdoor, a posição de logomarcas e textos presentes.
Em seguida, os dados são cruzados com o intuito de fornecer e para as tomadas de decisão estratégicas da marca.
Em uma campanha composta por quatro vídeos, os insights da Vidmob indicaram que a presença da pista de corrida em desenho, assim como elementos de textos, impactaram negativamente a presença dos usuários nos primeiros três segundos das peças.
Para solucionar o problema, a sugestão foi priorizar menos textos e elementos, preferindo apenas a escrita “Heineken Village” na tela.
Além disso, foi possível constatar que a presença de imagens aérea do autódromo foi um grande impulsionador para a retenção e interações dos usuários, especialmente para o feed das redes sociais usadas.
Neste caso, a Vidmob sugeriu que a mensagem fosse mais direta, informando datas, endereço e como chegar ao evento. Nos stories, por sua vez, o objetivo era antecipar a imagem área para o início do vídeo.
Segundo a empresa, a presença feminina também foi um fator importante para retenção e interações, principalmente nos stories.
Como resultado do projeto, a Heineken registrou um aumento de 58% na eficiência dos vídeos que promoviam o evento no Instagram e Facebook. A campanha reduziu em 58,1% o gasto gerado a cada mil impressões do anúncio. Já o custo por clique caiu 14,9%.
O Grupo Heineken chegou ao Brasil em 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A, tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas.
Com mais de 15 mil funcionários em 14 unidades produtivas no país, o portfólio de cervejas do grupo é composto por Heineken, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Tiger, Lagunitas, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban.
O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs.
Já a VidMob, com sede em Nova Iorque, está no mercado desde 2014. Sua plataforma combina analytics criativos baseados em IA com um sistema de workflow conectado a uma rede global de criadores.
A empresa é a única no mundo a se tornar parceira certificada de peças criativas de marketing de todas as principais plataformas sociais e digitais, como Google, Facebook, TikTok, Snapchat, Amazon, Twitter, Linkedin e YouTube.