Hitachi DS: olho grande na nuvem 3jc3e

A Hitachi aposta em novos serviços em nuvem e pacotes de soluções, além de atualizações do BlueArc e integração ParaScale, para fomentar seus planos de crescimento em 2011. 3673z

Por meio da subsidiária Hitachi Data Systems, a companhia anuncia uma “estratégia de nuvem de infraestrutura em três níveis, nuvem de conteúdo e nuvem de informações”.

25 de outubro de 2011 - 16:06

A Hitachi aposta em novos serviços em nuvem e pacotes de soluções, além de atualizações do BlueArc e integração ParaScale, para fomentar seus planos de crescimento em 2011.

Por meio da subsidiária Hitachi Data Systems, a companhia anuncia uma “estratégia de nuvem de infraestrutura em três níveis, nuvem de conteúdo e nuvem de informações”.

Os lançamentos são uma aposta da companhia em um mercado que, segundo citado pelo CEO da Hitachi DS, Jack Domme, vai concentrar 42 vezes mais dados até 2020, em relação ao volume de 2009.

“Além disso, nos próximos três anos, deve haver mais de 1 bilhão de aplicativos disponíveis”, afirma o CEO.

Na oferta da Hitachi, a nuvem de infraestrutura oferece recursos virtualizados, convergentes e dimensões sob demanda em uma plataforma única para todo tipo de dado.

“A nuvem de infraestrutura unifica o servidor, armazenagem e silos de rede para aprimorar a utilização, aumentar a flexibilidade, simplificar a istração e reduzir custos”, comenta o CEO.

Além disso, a empresa oferece pacotes de serviços em nuvem, como ambiente privado, no formato pay-per-use, para istração terceirizada de arquivos e/ou dados em ambiente Microsoft SharePoint.

Com isso, os usuários ficam desobrigados das tarefas de gestão do ambiente, o que libera tempo para entrega efetiva de arquivos e serviços SharePoint aos seus atendidos, otimizando backups e tempo de restauro.

Os novos serviços na Nuvem Hitachi compreendem também ofertas para Tiering Privado de Arquivos, File Serving e File Tiering, além de Nuvem de Conteúdo.

Nesta última oferta, a Hitachi DS compreende ferramentas que permitem a indexação, busca e descoberta de dados para vários tipos de aplicações.

Na Nuvem de Conteúdo, a característica maior é a independência dos aplicativos e gestão do ciclo de vida, afirma Domme.

“Quando o conteúdo é separado do aplicativo que o criou, os dados são fáceis de encontrar, compartilhar e adaptar – e, portanto, tornam-se mais valiosos”, destaca o executivo. “O tempo de vida de alguns dados pode ser de 30 anos ou mais, porém os aplicativos que os geraram talvez só existam durante poucos anos. É fundamental separá-los, ativando o conteúdo fluido com o e gestão desimpedidos e apropriados”, complementa.

Outra novidade da Hitachi DS é a Nuvem de Informações.

Resultado da aquisição do ParaScale, em agosto de 2010, a oferta garante ferramentas e processos de análise de informação que podem ser integrados à infraestrutura realçada.

Assim, permite a reprodução e recombinação de dados estruturados e não-estruturados anteriormente armazenados em silos, bem como a aplicação de analítica inteligente.

A solução, de acordo com Domme, é voltada a clientes de áreas como saúde e biologia, pesquisas na área de energia e infraestrutura social.

“Nosso portfólio abrange armazenagem, busca e descoberta de dados, transforma tudo em informações práticas e oferece aos clientes uma visão de 360º dos desafios comerciais mais difíceis”, resume Domme.

Leia mais 6z23s

Hitachi quer dobrar no BR até 2012 50tf

Há 4977 dias

Alvorada: ensino hightech com Hitachi 1l4t5h

Há 4992 dias

Sony,Toshiba e Hitachi se unem em displays 4c311c

Hitachi compra mineira Linear 5e5s64

Hitachi apresenta novas soluções para nuvem 3p7370