E-MAIL

Hospital São José migra Zimbra para a nuvem 2m636s

Projeto foi da paulistana Unodata e contou com a aplicação de camada anti hacking. 19606c

01 de julho de 2021 - 12:06
André Biasi, coordenador de TI do hospital. Foto: divulgação.

André Biasi, coordenador de TI do hospital. Foto: divulgação.

O Hospital São José, localizado na cidade catarinense de Jaraguá do Sul, migrou a Zimbra, plataforma open source de correio eletrônico e colaboração, para a nuvem com a Unodata, consultoria paulistana especializada em soluções para e-mails.

Segundo o hospital, que já utilizava o e-mail da Zimbra instalado na rede local, o serviço oferece muitos desafios e barreiras quando usado desta maneira, pois os recursos são limitados e é necessário ter equipe interna para atender às solicitações de e.

Com o projeto, o objetivo era justamente liberar as equipes de TI da preocupação com a manutenção, além de reduzir os custos operacionais. No caso do e-mail na nuvem, o e pôde ficar por conta da Unodata.

A migração foi realizada em abril de 2020, sem qualquer relação com o início da quarentena imposta pela pandemia, de acordo com a empresa. 

No entanto, a mudança contribuiu para deixar a equipe de TI liberada para atender às demandas de todo o hospital durante o período, assim como garantir o o on-line aos colaboradores que podem trabalhar remotamente.

“O principal objetivo com a migração para o Zimbra Cloud foi atingido: ninguém da TI está tendo que cuidar do e aos 270 usuários e nossa equipe está tranquila cuidando de outras coisas”, conta André Biasi, coordenador de TI do hospital. 

Na migração para a nuvem, a instituição médica optou por adicionar uma camada de proteção, o Unodata Anti Hacking E-mail Cloud, que cria barreira de segurança nos servidores de e-mail acompanhada de criptografia, auditoria e aprendizado de máquina.

A solução foi integrada ao Zimbra Cloud para facilitar a criação de regras de o e criptografia e facilitar o atendimento à LGPD e GDPR, permitindo aumentar a quantidade de ameaças bloqueadas nos e-mails.

“A nuvem é um caminho sem volta e o uso da plataforma Zimbra Cloud reitera esta tendência, que oferece um ambiente tecnológico altamente eficaz”, avalia Biasi.

Inaugurado em 1936, o Hospital São José tem cerca de 80% dos atendimentos direcionados ao SUS e é referência de alta complexidade em neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, oncologia e transplantes para as cidades da Região Norte e Nordeste de Santa Catarina.

Fundada em 2004, a plataforma da Zimbra inclui contatos, calendário, tarefas, mensagens instantâneas e compartilhamento de arquivos, além de videoconferências, criação de documentos e armazenamento. 

Presente em mais de 140 países, a companhia americana conta com 2 mil parceiros de canais. A ferramenta tem uma versão open source gratuita e outra paga, com e, conectores com Outlook e sincronização de contatos.

Atuando no mercado desde 2006, a paulistana Unodata também atua com as soluções AppRiver, Plesk, CloudAlly, Nextcloud, Engati e marca própria para consultoria, criptografia de e-mails e Antispam.

Entre os seus clientes, estão TV Cultura, Penalty, MCassab, RNP, Panini, America.net, Grupo Suprema, Hungaro Transportes e Cotrijuc.

Leia mais 6z23s

EDUCAÇÃO

PUCRS monitora ambiente com Paessler 48184k

Há 1424 dias
INOVAÇÃO

DBServer desenvolve app de saúde mental 386v21

Há 1424 dias

SoftwareONE usa Adobe Sign no Brasil 312b5y

Há 1425 dias
AUTOMATIZAÇÃO

Flex usa Sovos para tributos 2rj1v

VISÃO

O ERP vai sumir 5u4l23

PROTEGIDO

Grêmio: segurança de rede com Sonicwall 26og