MUDANÇAS

HP: separação rende vagas no Brasil 6g2k5z

09 de junho de 2015 - 15:44
Meg Whitman agora quer contratar. Foto: divulgação.

Meg Whitman agora quer contratar. Foto: divulgação.

O processo de separação da HP em duas companhias distintas - HP Inc. e Hewlett-Packard Enterprise - renderá a abertura de novas vagas de emprego e estágios para suas operações, inclusive no Brasil.

Segundo divulgado pela HP em nota na segunda-feira, 08, cerca de 4,7 mil novas posições de empregos serão abertas globalmente. Os Estados Unidos levarão a maior parcela deste bolo, com 2,5 mil vagas. O Brasil, juntamente com México e Costa Rica, receberá um total de 261 vagas.

Outros centros regionais de destaque para a HP, como Reino Unidos (250 vagas), Índia (1,4 mil vagas) e Filipinas também terão destaque para empresa, que citou os locais como focos de crescimento para a marca.

Atualmente cerca de 65% das vendas da HP vêm de fora dos Estados Unidos. Além do custo inferior à produção em seu país-sede, a aposta nestes mercados tem o objetivo de aumentar a competitividade frente à marcas como Huawei, EMC e Lenovo.

"Nós temos que ter uma estrutura de custos que nos permita competir. Esperamos ter mais pessoas nas áreas de segurança, big data e na área de transformação em um ambiente híbrido", afirmou a CEO Meg Whitman para a Bloomberg.

A multinacional não deu maiores detalhes sobre como os novos cargos serão distribuidos na HP Inc. (PCs e impressoras) e HP Enterprise (software, servidores, redes), mas segundo fontes a segunda deve ser a mais afetada pela medida.

Mesmo ao afirmar o ritmo de contratações, vale lembrar que a companhia de Meg Whitman empregou nos últimos dois anos uma política agressiva de cortes em suas posições de trabalhos, uma medida para economizar cerca de US$ 1 bilhão em custos e equilibrar as prejudicadas contas da empresa.

No ano ado, a companhia anunciou a demissão de 45 mil a 50 mil empregados, um aumento significativo sobre a previsão de 34 mil cortes. Depois de 36 mil demissões, atualmente a empresa tem cerca de 317 mil colaboradores.

"Isto já era evidente no negócio de serviços da HP, que tem sido de reduzir a força de trabalho em países de mão-de-obra de alto custo. Temos feito de forma agressiva isso", disse Mike Nefkens, chefe de serviços da empresa.

Prevista para ser oficializada no primeiro dia de novembro de 2015, a cisão da HP em duas companhias deve ter suas operações já ativas a partir de agosto, segundo afirmou o CTO John Hinshaw durante o HP Discover, realizado em Las Vegas na semana ada.

"O processo de separação já está 80% concluído, um esforço de alocação de 2,8 mil aplicações e 75 mil interfaces de uso, assim como a consolidação de 85 data centers globais em apenas seis centros", detalhou o executivo.

De acordo com Hinshaw, o custo de dividir as duas companhias custou centenas de milhões para a HP, entretanto a expectativa é que ela resulte em uma economia de US$ 2 bilhões em custos operacionais assim que ela for concluída.

Leia mais 6z23s

CARREIRA

CIO da Coelho da Fonseca deixa cargo 46134q

Há 3655 dias
CONTEXTREAM

HP compra para brigar em NFV e SDN 65z5k

Há 3654 dias
SOLUÇÕES

Dell aposta em segurança de dados 2675f

Há 3649 dias
VAREJO

Herval: 2ª fase do projeto SAP 1y4q5h

EDITAL

Oceantec abre seleção de empresas 3v6kj

HP DISCOVER 2015

HP: separando para se manter grande 294x1g

TELECOM

HP: plano para decolar no NFV 6v4f4d

WIRELESS

HP quer crescer em redes com Aruba 1t5p1c

CARREIRA

Cintra, ex-Informatica, é VP da SAP 34193h

CONTRATAÇÕES

Axway reforça equipe na América Latina 17271m