Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

LG aposta na webOS para suas Smart TVs. Foto: divulgação.
A LG Electronics comprou o webOS, sistema operacional da HP. O plano da fabricante coreana é empregar o sistema em suas smart TVs, aparelho inteligentes com aplicativos e conexão à internet.
Divulgado nesta segunda-feira, 25, o acordo, de valor não revelado, se refere à cessão do código fonte e aos documentos do sistema operacional.
Além disso, a LG absorverá as equipes de desenvolvimento do webOS que trabalhavam na HP, os websites relacionados ao produto e ainda as patentes referentes ao webOS.
Segundo informações da CNET, a compra também sugere que a LG investirá no desenvolvimento de uma plataforma própria para seus smartphones. No entanto, a empresa coreana deve continuar com seu e ao Android, do Google.
O webOS é produto da malfadada aquisição da Palm, fabricante comprada em 2010 por US$ 1,2 bilhão. O negócio foi uma das apostas da HP para alavancar o projeto do tablet TouchPad, que utilizaria o sistema da Palm.
De acordo com o TI Inside, a venda coloca um ponto final nas histórias de fracassos da HP com dispositivos móveis. Agora, a HP foca seus esforços no setor com o Android.
Para Skott Ahn, líder de tecnologia da LG, a aquisição chega para proporcionar uma “experiência intuitiva e serviços de internet através de uma vasta gama de aparelhos eletrônicos”.
GRAM?
Em agosto do ano ado, a HP anunciou a criação da Gram, marca que resultou do desmembramento da webOS, e voltada ao fomento das vendas de soluções em software.
Com foco em softwares, a nova marca sugeriu que a HP começaria a deixar pra trás os tempos de ser apenas uma companhia que produz estritamente máquinas.
Em outubro, a Gram se aproximou da LG para implantar soluções baseadas no webOS para as smart TVs da marca. A aquisição foi o segundo o desta parceria.