.jpg?w=730)
Foto: divulgação.
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), localizado em Petrolina, no interior de Pernambuco, implementou soluções Huawei com a Roost, curitibana especializada em automação IoT.
No projeto de fornecimento e instalação dos equipamentos de infraestrutura de rede de o ao usuário (NAC), estão incluídos dispositivos e softwares de infraestrutura para instalação de redes LAN e WLAN.
Para o controle e autenticação de o, foram implementados switches de alto desempenho. Para a gestão de ativos de Tecnologia da Informação, como servidores, aplicativos, roteadores e firewalls, a plataforma eSight.
Segundo Alan Martins, chefe de gestão de processos e tecnologia da informação do HU-Univasf, a escolha pela Roost se deu frente a um estudo técnico que identificou um projeto similar da empresa com equipamentos Huawei para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
“Vimos que a proposta da Roost para o TRT se encaixava perfeitamente nas nossas necessidades, pois atendia aos requisitos técnicos que estávamos estudando e entramos em contato para obter mais detalhes”, conta Martins.
Somente no hospital federal de Petrolina são mais de 2,5 mil usuários ativos, entre colaboradores, terceirizados, professores, alunos e residentes, com menos de 1 mil os diariamente.
Durante a implementação, outros hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a da rede de hospitais federais universitários da qual o HU-Univasf faz parte, aderiram ao projeto. Alguns hospitais da rede chegam a ter até 10 mil usuários.
Ao todo, 14 hospitais universitários federais tiveram a infraestrutura de rede instalada pela Roost, entre eles os das universidades federais de São Carlos, da Bahia e do Maranhão.
Inaugurado em 2008, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco é referência para os 53 municípios da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (PEBA), que abrange cerca de dois milhões de habitantes em Pernambuco e na Bahia.
Seu atendimento inclui desde politraumatismo até cirurgias gerais com uma equipe multidisciplinar.
Já a Roost, há 35 anos no mercado e com sede em Curitiba, também oferece serviços de networking para problemas de conectividade e processamento de dados.
Com três centros de desenvolvimento, em Curitiba, Brasília e São Paulo, atende clientes do setor público e privado em todo o território nacional e atua com uma rede de parceiros que inclui empresas como Huawei, Nutanix, Hikvision, Extreme, Skyfii, Sophos e Nvidia, entre outros.
Fundada em 1987, a Huawei tem sede em Shenzhen, na China, e está presente em mais de 170 países com 54 mil produtos e 190 mil funcionários, atendendo mais de um terço da população mundial. Em 2021, faturou U$S 99,88 bilhões, baixa de 28,6% em relação ao ano anterior.
Há 23 anos no Brasil, a companhia é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba e um centro de treinamento na capital paulista.