PRESENÇA

Huawei reforça nuvem no Brasil 215c6a

Com nova zona de disponibilidade, os chineses querem competir com AWS e Azure. 225s3f

29 de janeiro de 2021 - 10:23
Huawei aposta no mercado brasileiro. Foto: Pexels.

Huawei aposta no mercado brasileiro. Foto: Pexels.

A Huawei colocou em operação um segundo data center no Brasil, criando assim uma segunda zona de disponibilidade, na qual os clientes podem fazer o backup dos dados e sistemas rodando na primeira zona.

Data centers de grandes empresas normalmente têm uma dose de mistério envolvida, mas a gigante chinesa bateu um recorde no assunto, ao não informar onde fica o primeiro, nem o segundo data center brasileiro.

A Huawei disse apenas que as estruturas são próprias e geridas pela empresa, uma cutucada indireta em concorrentes que alugam espaço em grandes data centers de mercado.

O vice-presidente da unidade de cloud da Huawei no Brasil, José Nilo, garantiu ao site Convergência Digital que os investimentos colocam a Huawei em condições de competir no mercado de nuvem pública com as líderes AWS, Google e Microsoft Azure.

A Microsoft anunciou em outubro do ano ado uma nova região de nuvem no Brasil, baseada no Rio de Janeiro, complementando a já oferecida a partir de São Paulo desde 2014.

Ter duas zonas no país é um pré-requisito para atender clientes que querem manter todos os seus dados no território nacional, como o caso do governo federal, que está apostando forte na nuvem e já fechou grandes projetos com a AWS.

José Nilo foi contratado pela Huawei há pouco mais de um ano, vindo da própria AWS, onde foi country manager da AWS entre 2011 e 2020. Antes, ele teve também uma agem pelo Google.

Nilo destacou que, apesar de estar chegando um pouco tarde no mercado brasileiro, no qual a AWS já está atuando há uma década, a Huawei é a segunda provedora no mercado chinês, só atrás do Alibaba.

O Alibaba, aliás, também está no mercado brasileiro, ainda que com uma presença discreta e ainda mais misteriosa. 

Em junho de 2019, a reportagem do Baguete revelou que a UOL Diveo, uma das maiores empresas brasileiras de data center e tecnologia, havia se tornado parceiro de cloud dos chineses no Brasil. 

A divulgação partiu dos brasileiros. Procurado pelo Baguete na época, o Alibaba Cloud disse por meio de um porta voz que já vem trabalhando no Brasil “por mais de um ano”.

Leia mais 6z23s

RUMOS

AWS, pronta para aceitar o multicloud? 3u6x62

Há 1670 dias
PRESENÇA

Azure tem nova região de nuvem no Brasil 4u4p28

Há 1677 dias
DEFESA

Temer fará lobby pela Huawei 6x6v65

Há 1583 dias
CERTIFICAÇÃO

Huawei conquista ISO 27001 50106t

RESPOSTA

Huawei se defende da ameaça de Bolsonaro 5p154z

BLOQUEIO

Bolsonaro: porta fechada para a Huawei? 585e26

POSICIONAMENTO

Vivo vira broker de nuvem 3w2p2

ADEUS

Relembre 2020, se você é corajoso o bastante 4j1w1a

VAREJO

Havan: Azure com SOU.cloud 404l52

DADOS

Mais AWS no Mercado Livre 532i1d

REFEIÇÕES

Sapore migra para Azure 163u2f