CARREIRA

Hugo Barra anuncia saída da Xiaomi 296u4n

O brasileiro atuava como líder da expansão internacional da companhia chinesa. 1lt69

23 de janeiro de 2017 - 10:23
O brasileiro Hugo Barra vai deixar a Xiaomi em fevereiro. Foto: Divulgação.

O brasileiro Hugo Barra vai deixar a Xiaomi em fevereiro. Foto: Divulgação.

O brasileiro Hugo Barra vai deixar a Xiaomi após atuar por quase 4 anos como líder da expansão internacional da fabricante chinesa de smartphones.

O executivo publicou um post no Facebook anunciando que deixará a companhia em fevereiro, após o ano novo chinês.

No post, Barra explica que deseja voltar a trabalhar na Califórnia, mas não detalha qual será o caminho de sua carreira após a saída da Xiaomi. Antes de ingressar na companhia chinesa, o executivo liderava o desenvolvimento Android no Google.

“Eu percebi que viver em um ambiente tão singular nos últimos anos impactou minha vida e começou a afetar a minha saúde. Meus amigos, que eu considero ser minha casa, e minha vida estão no Vale do Silício, que também é muito mais perto da minha família”, relata.

Ele também afirma acreditar que a Xiaomi está em um lugar muito bom em seu caminho de expansão global.

“Transformamos a Índia de um sonho no maior mercado internacional da Xiaomi, conquistando US$ 1 bilhão em receitas anuais mais rápido do que qualquer outra empresa na história da Índia. Nós expandimos para Indonésia, Cingapura, Malásia, e mais recentemente para 20 outros mercados, incluindo Rússia, México e Polônia”, destaca Barra.

No entanto, o momento da Xiaomi não é dos melhores. Este ano, pela primeira vez, a Xiaomi se recusou a fornecer números de vendas anuais e itiu que cresceu muito rápido, levantando dúvidas sobre as possibilidades de continuidade do grande crescimento que lhe deu uma avaliação de US$ 45 bilhões há dois anos.

Além disso, a companhia perde o título de maior fabricante de smartphones da China com a concorrência da Huawei e outras fabricantes em ascensão, como Oppo e Vivo. 

Com isso, a expansão global se tornou uma prioridade, o que torna a escolha de um substituto para Barra em uma tarefa ainda mais importante.

O co-fundador da Xiaomi Bin Lin, também ex-executivo do Google, disse que o vice-presidente sênior Xiang Wang liderará os negócios internacionais da Xiaomi. Wang, ex-chefe da Qualcomm China, entrou para a Xiaomi em 2015.

Leia mais 6z23s

GARTNER

Venda de smartphone crescerá menos 635r6q

Há 3345 dias
VENDAS

Xiaomi e Lenovo deixam top 5 de smartphones 404n3x

Há 3318 dias
SMARTPHONES

Xiaomi em crise no Brasil? d3i5

Há 3310 dias
TRANSFORMAÇÃO

Adobe traz Gabriela Viana, ex-Xiaomi v2r6t

LIDERANÇA

Capgemini tem novo CEO no Brasil 4r6s2

QUENTE

Cyro Diehl sai da Oracle 4c712z

CBIPA

Entidade busca investidores chineses 121kk

PESQUISA

Huawei lança laboratório na Unesp 25a5h

EXCLUSIVO

SAP tira Tiellet da Oracle 145a4p